Foto: Mateus Ferreira
A solidariedade foi o presente para Santa Maria nesta sexta-feira (17), dia em que o Município completa 166 anos de emancipação e que foi marcado pelo ReViva Santa Maria e Abrace o RS, no Parque da Medianeira. Durante o dia, foram arrecadados mais de 5 toneladas de roupas e 304,5 quilos de alimentos às vítimas das fortes chuvas que assolaram a cidade e o Estado. Além do drive-thru de arrecadação de donativos, o Parque da Medianeira contou com praça de alimentação e atrações artísticas para a população. Cerca de 5,5 mil pessoas circularam pelo local.
Dos donativos arrecadados, as vestimentas foram encaminhadas à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde passarão por triagem e depois, às famílias de Santa Maria atingidas pela enxurrada. Já os bens alimentícios foram encaminhados ao Banco de Alimentos de Santa Maria, que também fará o repasse às pessoas que precisam.
- Saiba quais os trechos das rodovias estaduais e federais seguem com bloqueios
- Estado contabiliza 155 óbitos em decorrência das enchentes
O evento também contou com o serviço de vacinação contra a gripe. Ao todo, foram aplicadas 776 doses no estande montado no Parque da Medianeira.
A iniciativa também contou com missa na Basílica da Medianeira, apresentações musicais, uma benção para a cidade e mutirão da confecção de documentos para pessoas em vulnerabilidade. O ReViva contou, ainda, com ações descentralizadas, como a Caravana do Abraço. Nesta atividade, o Trenzinho da Solidariedade, com artistas já conhecidos de Santa Maria, passou pelos bairros da cidade para espalhar música, abraços e mensagens de esperança.
A Caravana do Abraço foi liderada pelo personagem Vô Venâncio, que esteve acompanhado por integrantes das companhias Armazém e Entretenimento, Retalhos, Mágico Walkir e Estúdio de Teatro Taís Gauer. O trenzinho circulou pela Região Leste, pela manhã, e pelas regiões Norte, Sul e Oeste, à tarde.
Já nos abrigos da Igreja Santa Catarina e do Centro Desportivo Municipal (CDM), organizados pelo Executivo Municipal, a iniciativa foi “Abraço que abraça”, pensada para as crianças. O palhaço KatuPiry e o grupo especializado em educação e música Polly Divertida brincaram, cantaram e levaram risos e leveza para os pequenos e familiares que estão nos abrigos.
O ReViva Santa Maria e Abrace o RS terá mais atividades neste domingo (19), junto ao Brique da Vila Belga edição Solidariedade, que ocorre das 15h30min às 19h. A iniciativa desta sexta-feira e deste domingo é realizado pela prefeitura, com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).