Foto: Marcelo Oliveira (Divulgação/PMSM)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou na manhã deste domingo (5) o serviço Rede de Apoio para Animais Resgatados, que atende cães e gatos encontrados durante as ações de acolhimento e resgate às vítimas das fortes chuvas dos últimos dias. O espaço foi montado em pavilhão InovaTec UFSM Parque Tecnológico, antigo Centro de Eventos da UFSM, em Camobi. A iniciativa conta com a parceria da prefeitura, por meio da Central de Bem-Estar Animal.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
“Nossa meta é organizar e potencializar o cuidado com todos, inclusive com os animais. Sabemos que há casos em que as pessoas não tiveram escolha e precisaram deixar seus bichinhos para trás, mas a partir deste serviço, vamos fazer o acolhimento e cuidados destes cães e gatos e tentar encontrar os tutores. É uma iniciativa importante e que exige logística. Reforçamos que todos merecem cuidado e estamos fazendo o máximo possível para cuidarmos de tudo, em todos os setores”, reforça o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
A Rede de Apoio recebe apenas cães e gatos que sejam encaminhados por Organizações Não Governamentais (ONGs) ou por grupos que tenham Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Os animais ficam alojados no pavilhão, passam por testes e são microchipados.
O atendimento no local é das 8h às 19h. Contudo, os voluntários farão escalas para que os bichinhos tenham acompanhamento 24 horas. Atuam na iniciativa alunos, egressos e servidores do curso de Medicina Veterinária da UFSM e da Prefeitura de Santa Maria.
Todos os cães e gatos acolhidos terão fotos postadas no Instagram SOS Comunidades UFSM para que os tutores possam ver os animais e buscá-los, quando for possível. Por meio deste perfil, também são repassadas informações sobre a Rede de Apoio.
Doações
Além de receber os bichinhos, a Rede de Apoio para Animais Resgatados solicita doações para melhor atender os acolhidos. No momento o pedido é de ração para cães e gatos, caixinhas e areia para gatos, cobertores, coleiras e cordas, antipulgas, vermífugo, jornais, papelão, tapetinho sanitário, comedouros ou potes de sorvete, e produtos de limpeza. Na manhã deste domingo, os voluntários começaram a receber as doações, enquanto aguardavam a chegada dos animais resgatados.
“Conseguimos montar o espaço, mas precisamos manter e ter o mínimo para auxiliar os animais. Então, quem puder ajudar, será muito bem-vindo. Temos os voluntários, que são alunos da Veterinária, servidores do curso e do Hospital Veterinário Universitário, egressos, como eu, todos para ajudar a cuidar desses bichinhos que precisam, então precisamos de material. As doações, sejam em itens ou em dinheiro, são importantes neste momento. E desde já agradecemos muito a todos”, destacou a médica veterinária Isadora Marzari.
- Base Aérea orienta que pessoas isoladas façam sinais em caso de necessidade de resgate por aeronave na Quarta Colônia
- Segunda ponte que liga Santa Maria e Silveira Martins começa a ser restaurada
Para doação de itens, é possível ir até ao pavilhão do PICT ou entrar em contato por meio do Instagram. Para doações em dinheiro, pelo telefone (55) 99689-0029, em nome de Isadora Zanon Marzari, ou pelo e-mail [email protected], em nome de Ingrid Zitei.
Parcerias
A Rede de Apoio para Animais Resgatados conta com parceria do Hospital Veterinário Universitário (HVU) e de clínicas da cidade. Cães e gatos que precisarem de atendimento médico ou que tenham doenças infecciosas serão encaminhados para estes parceiros.
REDE DE APOIO PARA ANIMAIS RESGATADOS
– Onde: em pavilhão do Parque InovaTec UFSM Parque Tecnológico, antigo Centro de Eventos da UFSM, Bairro Camobi
– Para quem: para animais repassados por ONGs e grupos que tenham CNPJ
– Atendimento: acolhimento de animais e recebimento de doações, das 8h às 19h
– Como ajudar: com doações de itens ou via pix (veja abaixo)
ITENS NECESSÁRIOS
– Ração para cães e gatos
– Caixinhas e areia para gatos
– Cobertores
– Coleiras e cordas
– Colar elizabetano
– Antipulgas
– Vermífugo
– Jornais
– Papelão
– Tapetinho sanitário
– Comedouros ou potes de sorvete
– Produtos de limpeza
CHAVES PIX
– Telefone (55) 99689-0029, em nome de Isadora Zanon Marzari
– e-mail [email protected], em nome de Ingrid Zitei
MAIS INFORMAÇÕES
– Pelo Instagram SOS Comunidades UFSM
*Com informações da prefeitura de Santa Maria