
Foto: Rafael Peres (Divulgação)
Motoristas relatam congestionamento no local.
A lentidão do trânsito próximo à primeira ponte móvel sobre o Arroio Grande, no km 226 da RSC-287, sentido Santa Maria — Porto Alegre, incomodou os motoristas nesta terça-feira (29). Segundo a concessionária Rota de Santa Maria, obras de reparos no pavimento e acostamento tiveram de ser realizadas próximo à estrutura, o que exigiu o fechamento temporário da primeira ponte e a retomada do sistema Pare e Siga no trecho porque todo o fluxo foi desviado para a segunda ponte. Devido a isso, voltaram a ocorrer longas filas, gerando queixas dos motoristas. Na metade da tarde, a Rota informou que o serviço foi concluído e as duas pontes estão com o trânsito liberado - uma em cada sentido da rodovia.
Além disso, a concessionária informa que funcionários realizam o controle do tráfego 24 horas no local.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A segunda ponte móvel teve a montagem finalizada na tarde da última sexta-feira (25), e o trânsito liberado no domingo (27). A instalação foi feita pelo 5° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5° BE CMB BLD), do município de Porto União, em Santa Catarina.
Ambas as estruturas instaladas no local permitem a passagem de apenas um veículo por vez, com velocidade máxima reduzida de 20 km/h. Caminhões podem cruzar no local, que tem limite de peso de 80 toneladas.
Relembre
A ponte sobre o Arroio Grande foi levada pela água no final da tarde do dia 30 de abril, no início das enchentes que afetaram o Estado. O trânsito ficou bloqueado por mais de um mês até que a primeira ponte móvel fosse instalada, no final de maio.
A partir de agora, as duas travessias permanecerão em uso até que a nova ponte definitiva seja concluída. Segundo a Rota, a ponte definitiva deve começar a ser construída em novembro e tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2025.