Foto: Beto Albert (Diário)
Um buraco na Rua Venâncio Aires com a Avenida Liberdade fez com que um botijão de gás do entregador Rafael Andreatta, 33 anos, saísse de sua moto e parasse no meio da rua. Já a comerciante Sandra Mara Soares, 56 anos, pouco consegue desviar dos desafios de se locomover pelas vias de Santa Maria. Os condutores reclamam recorrentemente da situação das ruas.
Esse foi o assunto mais citado quando a reportagem do Diário passou pelas diferentes regiões do município para ouvir as reivindicações da população nesta eleição municipal e também na última quarta-feira (6), após o pleito.
Ainda este ano, várias ruas foram asfaltadas pelo poder público, mas outros pontos ainda aguardam intervenção.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A reportagem passou pelas vias mais movimentadas da região central do município. Em uma delas, encontramos Andreatta, que contou sobre os desafios de transitar com moto pelos buracos. Seu acidente durante horário de serviço gerou uma ida ao mecânico e uma nota fiscal de um novo pneu.
– Minha moto já tem um sistema que reduz velocidade para 40 km/h. Ando sempre com atenção, mesmo assim ocorreu isso. O botijão saiu voando, foi constrangedor. Fui olhar o buraco, e tinha indícios de que carros tinham caído no mesmo local – relembra Andreatta.
Reivindicações dos santa-marienses
- Eleitores da Região Central reivindicam melhorias na segurança pública e mobilidade urbana
- Regiões Leste e Centro-Leste reivindicam melhorias em ruas, saúde e segurança
- Região Sul reivindica melhorias em ruas, saúde e segurança dos moradores
- Regiões Oeste e Centro-Oeste reivindicam melhorias na segurança, transporte e atendimento pediátrico
- Regiões Norte e Nordeste reivindicam melhorias na infraestrutura, segurança e saúde
Sandra Mara passa frequentemente pela Rua Duque de Caxias com a Rua Tuiuti. No mesmo ponto, tem um buraco grande, quase da largura de um carro, que segue há semanas sem conserto.
– A maioria (dos buracos) a gente desvia, e o outro acaba com o carro. Santa Maria está muito esburacada, uma vergonha – relata Sandra Mara.
Leia mais:
- Duplicação da RSC-287: meta é antecipar dois anos e duplicar 130 km até 2028, afirma diretor da Rota
- Daer prorroga novamente o prazo para licitar a duplicação da Faixa Nova de Camobi
- Daer começa a recuperar trechos críticos da Faixa Nova de Camobi
Já na esquina da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, na Rua Tamanday, um buraco profundo está fazendo "aniversário", como indicam os moradores no entorno. O pai Adilson Ortiz Bitencourtt, 51 anos, precisa circular diariamente pelo local, já que leva e traz sua filha à escola. O horário de saída é mais preocupante ao condutor.
– No horário de pique, na hora de sair do colégio, tem um trânsito pesado. Então, às vezes, tu se obriga a passar pelo buraco, pois não tem como desviar – resume Bitencourtt .
Ali perto, na Duque, quase esquina com Tamanday, há dias um buraco é sinalizado com um cone, para alertar os motoristas do perigo. Pelo Centro e pelos bairros, os relatos são de ainda muitas vias asfaltadas esburacadas e outras, de pedra ou chão batido, com buracos que, quando chove, viram grandes poças de água.
Ainda na quarta-feira (6), o Diário pediu uma resposta à prefeitura o motivo de alguns buracos, mesmo em área central, ficarem semanas sem conserto. Até a publicação desta reportagem, a prefeitura não havia enviado a resposta.
O que diz a nova gestão de Santa Maria?
Após a vitória à prefeitura de Santa Maria, o eleito prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) e vice-prefeita eleita, Lúcia Madruga (PP), falaram sobre os planos quanto aos buracos e pavimentação. Veja as propostas e prazos abaixo.
- Cem dias de governo – Patrulha de zeladoria dos bairros para identificar e sanar os problemas mais rápido
- Plano Municipal de Pavimentação – Com novas ruas e avenidas
- Novas empréstimos para custear o Plano
- Estudo técnico para identificar ruas e avenidas prioritárias