Cinco cidades da Região Central estão habilitadas para receber curso de graduação em Medicina. Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Lavras do Sul e Caçapava do Sul foram pré-selecionadas pelo governo federal e concorrem com outras cidades gaúchas para instalação da graduação em instituições privadas do Estado. Dentre os 186 municípios aptos, quatro vão ser selecionados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A medida faz parte da retomada do programa Mais Médicos que, além de ampliar a contratação de profissionais no país em regiões de extrema pobreza e de vazios assistenciais, também busca descentralizar a oferta de cursos de formação médica. No total, vão ser implementados no Brasil até 95 cursos de Medicina, com oferta de 5,7 mil vagas.
A pré-seleção levou em consideração quatro características das regiões de saúde em que os municípios estão localizados:
- Média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes
- Hospital com pelo menos 80 leitos
- Capacidade para abrigar curso de Medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas
- Não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de Medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais
A partir de novembro, instituições privadas de Ensino Superior poderão apresentar propostas para instalar o curso de Medicina nas cidades pré-selecionadas. No edital, estão elencados os requisitos e todas as etapas do processo. Serão escolhidas aquelas que tiverem maior pontuação.
Dentre alguns fatores que podem aumentar as chances, estão oferta de residência, incentivo ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), experiência regulatória, municípios com menor concentração de médicos ou que não tenham curso autorizado de Medicina.
A divulgação dos municípios e instituições contempladas será feita em 23 de agosto de 2024. Após o resultado final, as atividades nos novos cursos de Medicina devem começar em até 12 meses.