🔒 exclusivo assinantes

Classificados no curso para agentes de saúde da prefeitura de Santa Maria questionam o andamento do certame

Classificados no curso para agentes de saúde da prefeitura de Santa Maria questionam o andamento do certame

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)

Além do transtorno na data de realização do concurso público para agentes de saúde da prefeitura de Santa Maria, remarcado após liminar da categoria em 2024, os profissionais classificados ainda questionam a demora em ser chamados para as funções. A reportagem recebeu dois relatos de insatisfação e questionou a gestão municipal. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A seguir, o relato na íntegra de um dos participantes do concurso (que preferiu não se identificar): 


–  Gostaria de informações da nova gestão do município sobre o motivo de ainda não chamarem os enfermeiros do concurso, sendo que estão fazendo vários contratos emergenciais e via consórcio para enfermeiros. Se tem concurso vigente, deve-se chamar os concursados. 


Os concursos públicos, realizados no segundo semestre de 2024, são para cargos de vigilância ambiental, agente comunitário de saúde e agente de saúde pública. No site do poder executivo, na aba 'concurso público', constam as etapas já realizadas. Ainda em 2024, divulgação a homologação do resultado final. Mas não menciona convocação de profissionais, pois ainda estão em estágio anterior: a análise dos recursos administrativos interpostos sobre a validação da autodeclaração de Pessoa Negra ou Indígena. Esta etapa segue até 21 de fevereiro. 

Resposta da prefeitura 

Ao receber os relatos, a reportagem questionou a prefeitura. Ela respondeu em nota; veja na íntegra:


"A prefeitura de Santa Maria está com o processo de alinhamento da nova gestão e fazendo um diagnóstico, dentro do possível, das principais demandas. E, posteriormente, serão avaliados os próximos passos e a possibilidade de encaminhamentos para ser feito o chamamento público".


Adiamento 

A prova do concurso da saúde estava marcada para 29 de setembro do ano passado, quando o Sindicato dos Agentes Comunitários do Estado solicitaram, por meio de liminar, solicitou cancelamento do concurso. Conforme eles, a prefeitura ofereceu salários abaixo do piso. Seriam de R$ 1.439,92, para agente comunitário, e de R$ 1.661,44, para agente de saúde pública, considerados abaixo do piso previsto em lei federal. 

Um dia antes da data, a prefeitura suspendeu o concurso. 


Magistério e cargos gerais 

Além da área de saúde, outros dois concursos estão em andamento em outras áreas. Um para professores de diferentes áreas e, outro, para vagas gerais. Sobre eles, a prefeitura complementa, também em nota: 

"O que há de novidade é um edital para nomeação de professores para preencher as vacâncias e do contrato temporário para atender necessidades pontuais".


Leia mais: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moraes nega perdão da pena a ex-deputado Daniel Silveira Anterior

Moraes nega perdão da pena a ex-deputado Daniel Silveira

Em conferência na Capital, especialistas dão dicas para fugir de golpes virtuais Próximo

Em conferência na Capital, especialistas dão dicas para fugir de golpes virtuais

Geral