Com foco na Reconstrução do RS, Mercado da Vila Belga vira palco da inovação em mais uma edição do Santa Summit

Com foco na Reconstrução do RS, Mercado da Vila Belga vira palco da inovação em mais uma edição do Santa Summit

Foto: Beto Albert (Diário)

Painel sobre as atividades das forças de segurança em Santa Maria.

Começou nesta quinta (20) e segue nesta sexta-feira (21) mais uma edição do Santa Summit no Mercado da Vila Belga. Neste ano, o evento tem como um dos eixos discutir iniciativas que auxiliem na Reconstrução do Rio Grande do Sul. A expectativa da organização é que 2 mil pessoas frequentem o local durante os dois dias de programação. Ainda é possível se inscrever. Todo o processo de inscrição é feito de forma online. 

​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

São quatro espaços principais distribuídos pelo Mercado da Vila Belga. Na quinta, no primeiro dia de evento, foram onze discussões diferentes, além da abertura oficial, que ocorreu às 8h30min. A primeira discussão foi sobre o trabalho das forças de segurança no município. 

– Foi um prazer estar presente para a discussão, principalmente para falar sobre uma ferramenta que vive no nosso dia a dia. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) carrega essa ideia de inovação. Santa Maria inovou tendo um centro integrado com todos os órgãos que compõem o Ciosp. Nós estamos cada dia vivendo um desafio. São diferentes órgãos trabalhando em um só objetivo, que é o socorro, a emergência, o atendimento ao público que está fazendo um chamado. Esse é o nosso grande desafio, diminuir cada vez mais o tempo resposta, com ela sendo cada vez mais qualificada. No final, o foco principal é diminuir os indicadores criminais – explica o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.

Neste mesmo sentido, o comandante regional do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO), Coronel Cleberson Bastianello, explica que a participação no evento possibilita exemplificar para a comunidade as ações realizadas

– Fico muito feliz em participar do evento até para discutirmos sobre a atuação e apresentar as atividades e inovações que a Brigada Militar realiza para entregar o melhor produto da segurança pública. As pessoas muitas vezes não percebem que para colocarmos um policial militar na rua ou uma viatura precisamos ter conhecimentos daquela ação, interações e análises e tecnologia, para assim, entregar o melhor produto, a segurança para a população – ressalta Bastianello.

Organização

O Santa Summit é uma realização da prefeitura de Santa Maria com a Inova Centro, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e o SebraeX. Do ponto de vista da organização, trabalhar inovação levando em conta a reconstrução do Estado após a catástrofe das enchentes é fundamental para pensar e executar ações futuras. É o que exemplifica Arthur Borges da Silva, da Inova Centro: 

– A gente busca falar sobre iniciativas que estão dando certo ou podem dar certo dentro desta temática, a reconstrução. Não adianta reconstruirmos como era antes porque vamos viver os mesmos problemas. O Santa Summit vem com essa ideia de trazer inovação na reconstrução. As instituições que olham para a inovação também passaram a olhar para a reconstrução através da inovação, seja por uma startup, que ajuda a organizar mantimentos neste período de crise ou uma inteligência artificial que ajuda a identificar pontos de risco. Essas soluções estão sendo trazidas para o evento. 

Foto: Beto Albert (Diário)

Os ingressos estavam no terceiro lote e custavam R$ 120. O valor para estudante era de R$ 60. A compra pode ser realizada de forma online. Confira a programação completa pelo site. 

Programação da sexta

  • 8h30min – O impacto da Quarta Colônia
  • 9h50min – Os frutos do trabalho
  • 11h – Panorama mundial e nacional e ações do Senado para a reconstrução do Rio Grande 
  • 13h30min – Retomada do RS: caminhos para retomar e recuperar nossa economia
  • 16h – Carta internacional para grandes desastres: ativação para as inundações no Rio Grande do Sul
  • 16h50min – Operação Taquari II – resgate as vítimas das enchentes no RS
  • 17h35min – Produtividade aumentada com assistentes virtuais
  • 18h30min – Hacks mentais: usando o poder da mente para vencer nos negócios
  • 19h – Encerramento 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Palestra da sensitiva Márcia Fernandes tem nova data em Santa Maria Anterior

Palestra da sensitiva Márcia Fernandes tem nova data em Santa Maria

Saiba o que fazer se o seu veículo teve perda total por causa das enchentes Próximo

Saiba o que fazer se o seu veículo teve perda total por causa das enchentes

Geral