
Fotos: Thais Immig
Corações na vitrine, promoções e sugestões para presentear não deixam mentir: o amor está no ar no comércio de Santa Maria. Uma pesquisa recente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL) apontou que 80% das pessoas planejam presentear seus parceiros, e a maior parte deles deve comprar no comércio local. Por isso, o movimento nesta quarta-feira, véspera da data, era intenso no centro de Santa Maria.
– Estamos muito animados com as vendas. Deve seguir muito bem, como foi o ano passado. Segundo uma pesquisa que fizemos, 60% pretende comprar no comércio local, o que nos dá muita alegria porque o comércio local é de onde saem os impostos para a nossa cidade. E aqui nós temos produtos de qualidade, com a garantia da troca. É uma data que vem crescendo muito nos últimos tempos – afirma a presidente da CDL, Maria Elizabeth Flores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Diferentemente das estatísticas, há quem prefira comemorar o Dia dos Namorados sem presentes. A design Marina Adam May, 31 anos, fala que o casal tem optado por sair para jantar ou apostar em um cardápio especial para o dia 12 de junho. É assim há oito anos, desde que o casal comemorou a data pela primeira vez.
– Geralmente não trocamos presentes. A gente prefere ficar em casa ou sair para aproveitar a data. E ele tem o costume de me mandar flores no dia 12. Sempre é esse esquema – afirmou Marina.
Vestuário lidera preferência dos consumidores
Um levantamento feito pela CDL aponta que o vestuário lidera a escolha dos presentes, aparecendo em 60% das respostas. Em seguida, aparecem calçados, cosméticos (como perfumes e loções) e joias ou bijuterias. Artigos de floricultura, itens de decoração e eletroeletrônicos também foram mencionados.
O valor médio de investimento por presente é estimado em R$ 191,77, com base nas faixas de gasto informadas pelos participantes. A maioria pretende gastar entre R$ 100 e R$ 200 (37%), e uma parcela significativa (17%) planeja investir R$ 400 ou mais. Já na hora da decisão, os fatores mais citados foram o preço, a qualidade dos produtos, o atendimento e as promoções. Além disso, a proximidade da loja, a necessidade prática e o gosto de quem será presenteado também influenciam a escolha.
Pesquisa nacional
Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante para o varejo. Uma estimativa feita entidade aponta que o volume de vendas do comércio varejista brasileiro deverá totalizar R$ 2,75 bilhões, descontada a inflação. Confirmada essa expectativa, o resultado das vendas registrará um avanço de 3,2% em relação à mesma data comemorativa de 2024.
Leia também: