Carolina Pivetta
Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, se prepara para sediar a 136° Festa de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira (30) na Igreja Matriz Corpus Christi. Na tarde desta quarta-feira (29), jovens da comunidade iniciaram a montagem dos tradicionais tapetes com imagens litúrgicas, em frente à Igreja.
Jovens voluntários utilizam serragem, cascas de arroz, erva-mate e cal para colorir as imagens expostas na calçada na Igreja. Os desenhos simbolizam a fé na religião católica, como afirma Tomaz Bortoluzzi, coordenador de eventos de Vale Vêneto.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
- Esses tapetes que estão sendo confeccionados são para dar uma esperança. Esperança à nossa comunidade e às pessoas que estiverem compartilhando conosco amanhã. É um pedido à Deus e ao Espírito Santo, para que nos ilumine e aumente a nossa fé nesse momento difícil.
Neste ano, a celebração centenária não terá caráter festivo, mas sim reflexivo, como ressalta Bortuluzzi. O evento que é o mais tradicional da região, deve ter menos público do que nos demais anos, por conta dos prejuízos causados pelas enchentes.
Uma das mudanças na programação deste ano, é o formato do almoço, que acontecerá em sistema Pegue e Leve. O cardápio também será mais simples mas manterá a tradição italiana: risoto e galeto. A concha de risoto é vendida ao valor de R$ 12 reais e o espeto de galeto ao valor de R$ 40 reais. Entregas serão feitas ao meio-dia no Salão Paroquial.
-Estamos muito limitados, inclusive com restrição de água potável. Infelizmente não temos estrutura para receber todos como gostaríamos - justifica Bortuluzzi.
A celebração de Corpus Christi está marcada para iniciar às 10h, com missa conduzida pelo arcebispo Dom Leomar Brustolin. Após, ocorrerá procissão pelas ruas da cidade.
Programação
- Missa na Igreja Matriz de Corpo de Deus - às 10h
- Procissão - após a missa
- Almoço Pegue e Leve - 12h
Reservas: (55) 3289-1104