Foto: Vinícius Machado (Diário)
Provas serão aplicadas no dia 18 de agosto. Início e duração das provas, bem como horários de abertura e fechamento de portões, permanecem os mesmos.
Faltando menos de uma semana para o Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos Concursos”, os candidatos precisam ficar atentos sobre os horários, documentos necessários e o que será permitido no dia da prova, marcada para este domingo (18) em 228 cidades do país. Ao todo, 2 milhões de inscritos disputam mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Inicialmente, o CNU estava marcado para o dia 5 de maio, porém, foi cancelado dois dias antes por conta das chuvas que atingiram o Estado naquele mês. Com a alteração da data, mais de 30 mil candidatos desistiram e solicitaram reembolso da taxa de inscrição.
A nova data também trouxe a flexibilização de medidas. O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), responsável pelo CNU, informou que os candidatos irão receber duas folhas (uma para o período da manhã e outra à tarde), que poderão ser levadas para casa, para anotar quais alternativas foram marcadas nas provas.
Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre o CNU:
Documentos obrigatórios
- Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponível na página do concurso;
- Documento de identidade original como: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho;
*No caso dos documentos digitais, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, na entrada da sala. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas.
Para acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível desde a última quarta (7), é preciso fazer login na Área do Candidato, mesma página em que o candidato fez a inscrição. O login deve ser feito com os mesmos dados da conta no portal Único do governo federal, o gov.br.
O cartão traz informações sobre o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Apesar de não ser obrigatório, o órgão responsável pela seleção recomenda levar o cartão impresso no dia da prova. O aplicativo deve ser baixado no celular previamente e pode ser acessado mesmo sem internet.
Horários
O CNU terá provas aplicadas nos períodos da manhã e tarde:
Manhã
- Abertura dos portões: 7h30min*
- Fechamento dos portões: 8h30min*
- Início da aplicação: 9h*
- Duração da prova: 2h30min
*horário de Brasília
Neste turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.
Tarde
- Abertura dos portões: 13h*
- Fechamento dos portões: 14h*
- Início da aplicação: 14h30min*
- Duração da prova: 3h30min
*horário de Brasília
À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
Tempo de permanência em sala
O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes, a dica é aproveitar para revisar as questões. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.
Haverá relógios nas salas de prova para que os candidatos possam controlar o tempo.
Cor da caneta
A prova deverá ser feita com caneta esferográfica preta de material transparente.
Roupas e acessórios
O órgão recomenda o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova.
Não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.
Alimentos
Os candidatos poderão levar alimentos e água no dia da prova, desde que as embalagens dos alimentos estejam lacradas e as garrafas de água sejam transparentes.
Eletrônicos
A banca organizadora do CNU fornecerá aos participantes envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, como o celular, que deverá ficar desligado durante toda prova. Os envelopes deverão ser lacrados, identificados e guardados embaixo da mesa do concorrente.
Só será possível abrir os envelopes e ligar o aparelho celular após finalizar as provas e estiver do lado de fora dos locais de prova.
De acordo com o edital, serão eliminados do concurso aqueles que forem pegos com aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como:
- agendas eletrônicas e (ou) similares;
- gravadores;
- pendrive;
- mp3 player e (ou) similar;
- fones de ouvido;
- chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- relógios de qualquer natureza;
- telefones celulares; microcomputadores portáteis e/ou similares.
Também haverá eliminação se, durante provas, houver qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilização de máquinas de calcular ou similares como livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.
Locais de prova
A prova será aplicada em 228 cidades do país. No Rio Grande do Sul, seis locais de prova sofreram mudanças no Estado em função das enchentes. Os candidatos de Santa Maria que realizariam o exame no Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), serão realocados para o Colégio Técnico Industrial da instituição, para o prédio do curso de Medicina ou para o Colégio Estadual Coronel Pilar.
Os demais locais alterados estão localizados em Porto Alegre e Caxias do Sul.
As informações sobre o local de prova está disponível no cartão de confirmação do candidato.
É possível solicitar correções no cartão?
É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele solicitou no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se a pessoa solicitou para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no cartão que o meu local é Campos, ela pode pedir o ajuste.
Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.
O concurso
O concurso unificado oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As novas convocações para os cargos previstos neste concurso poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos.
Lista de espera terá o dobro de vagas imediatas
O MGI anunciou que organizará um banco de dados para fila de espera, com os nomes de candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado. A lista terá 13 mil vagas imediatas, o dobro das vagas ofertadas para os blocos inicialmente. O candidato que não alcançar a nota suficiente para passar na primeira opção de cargo, mesmo que tenha nota mínima para o segundo cargo prioritário, vai continuar no banco de candidatos.
Além disso, o candidato pode ser chamado mesmo já tendo ocupado uma segunda opção selecionada na prova. As contratações poderão ser feitas a cada seis meses ou de acordo com a necessidade dos órgãos públicos.
Cronograma
O novo cronograma do processo cadernos de prova estarão disponíveis a partir das 21h do mesmo dia de aplicação das provas. Já no dia 20 de agosto, será feita a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
O resultado será divulgado em 21 de novembro e, em janeiro de 2025, começam as convocações dos aprovados.
*com informações do governo federal e Agência Brasil