
Foto: CBMPR (Divulgação)
Um adolescente de 17 anos é o único sobrevivente do acidente envolvendo uma van com uma equipe de Remo de Pelotas, na noite de domingo (20), na BR-376, no Paraná. Ao total, havia 10 pessoas na van, sendo oito jovens atletas, o coordenador técnico e o motorista do veículo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
As vítimas foram identificadas na manhã desta segunda-feira (21). Sete dos mortos eram jovens integrantes do projeto "Remar para o Futuro", com idades entre 15 e 20 anos, que haviam participado do Campeonato Brasileiro de Remo. Na competição, o time conquistou sete medalhas. Confira os nomes das vítimas:
- Samuel Benites Lopes, 15 anos
- Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
- João Pedro Kerchiner, 17 anos
- Helen Belony, 20 anos
- Nicole Cruz, 15 anos
- Angel Souto Vidal, 16 anos
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
- Oguener Tissot, 43 anos(coordenador)
- Ricardo Leal da Cunha, 52 anos (motorista)
O adolescente que sobreviveu à tragédia teve ferimentos leves, foi levado para o Hospital São José, em Joinville (SC) e recebeu alta no fim da tarde desta segunda. O motorista do caminhão, 30 anos, envolvido no acidente, foi atendido no mesmo local e recebeu alta pela manhã.
O depoimento do motorista à Delegacia de Polícia da cidade do litoral paranaense estaria marcado para as 13h, mas ele não compareceu após ter sido atendido em hospital de Joinville, em Santa Catarina. Segundo a polícia, em coletiva na tarde desta segunda, o condutor será indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Os corpos das nove vítimas já passaram por necropsia e devem ser liberados no fim da tarde desta segunda. A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo transporte dos corpos, publicou em nota oficial que decolará de Curitiba às 23h desta segunda. O velório das vítimas deve iniciar na manhã desta terça-feira (22), em Pelotas.
"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que realizará o transporte, nesta segunda-feira (21), das urnas funerárias das vítimas do acidente de trânsito ocorrido na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite do domingo (20/10). O translado será feito com a aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação - Esquadrão Arara, com decolagem prevista para as 23h do Aeroporto Internacional de Curitiba, no Paraná (PR), rumo ao Aeroporto de Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS). O pouso na cidade gaúcha está previsto para as 00h30 desta terça-feira (22)."
Relembre o caso
O grupo retornava do Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, disputado em São Paulo, competição em que a equipe conquistou sete medalhas e terminou com a sexta colocação geral. Acidente aconteceu por volta das 21h40min, na BR-376, na cidade de Guaratuba, no litoral paranaense, enquanto o grupo fazia o trajeto Paraná-Santa Catarina.
De acordo com a PRF, uma carreta teria perdido os freios e colidiu com a traseira da van que levava o grupo. No momento do impacto, o veículo teria batido em outro carro que estava à frente e rodou na rodovia. Após, a mesma carreta arrastou a van para fora da pista, tombando sobre ela.
Repercussão
A atual prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), decretou luto oficial de uma semana na cidade. Já o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), natural do município do Sul do Estado, também prestou seus sentimentos. O Governo do Estado, por meio das redes sociais, publicou nota oficial. Confira:
Leia mais:
- Acidente com clube de remo de Pelotas deixa nove mortos e um ferido
- VÍDEO: Comunicador Casimiro reage a acidente em avenida de Santa Maria e imagens viralizam nas redes sociais
- "Mesmo com essa postura (de não votar), a pessoa sofrerá a escolha", alerta secretário Judiciário do TRE sobre os impactos da abstenção