Bom dia, confira as principais notícias desta quinta-feira:
Daer informa para bloqueio na ERS-149 em São João do Polêsine nesta quinta-feira
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informa que a ERS-149, em São João do Polêsine, será bloqueada nesta quinta-feira (9). Conforme o aviso, o bloqueio será realizado no km 129, a partir das 14h. Clique aqui e saiba mais.
Especialistas esclarecem que castração de animais sem auxílio profissional é crime e pode levar pets à morte
Na terça-feira (7), um homem de 57 anos foi detido após castrar dois gatos com uma faca em uma propriedade rural, no interior de Santa Maria. O caso ganhou repercussão nas redes sociais após a publicação de um vídeo do momento. Especialistas em castração alertam que a prática é perigosa e pode levar animais a desenvolver doenças, além de levar à morte. Saiba mais aqui.
Vestibular da UFSM: como administrar a ansiedade antes e durante a prova
Em momentos importantes da vida, a ansiedade e o nervosismo são comuns. O fato é confirmado cientificamente, como apontam especialistas. E às vésperas das provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ocorrem neste sábado e domingo, não é diferente. A psicóloga do Totem Vestibulares, Bárbara Silva, passou dicas importantes para esse momento. Todos os detalhes aqui.
Gerente regional da Emater alerta sobre falta de chuva em janeiro para a agropecuária: "Tem nos preocupado o prognóstico climático"
O mês de janeiro tem apresentado características pouco favoráveis à agropecuária. Sem previsão de chuva na região pelo menos até o dia 16 e com temperaturas elevadas no período da tarde, alguns agricultores temem a chegada da estiagem, que pode impactar as plantações. O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Guilherme Passamani, foi entrevistado no programa "Bom Dia, Cidade!”, da Rádio CDN e falou sobre o cenário. Leia a matéria completa neste link.
PRF intensifica operações e registra aumento de apreensões em 2024 no RS
O ano de 2024 foi marcado por um significativo aumento nas ações de combate ao crime pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul. As operações realizadas ao longo do ano resultaram em números expressivos, demonstrando a eficácia das estratégias empregadas pela PRF. Com um foco em desmantelar organizações criminosas, a PRF apreendeu quase 30 toneladas de drogas, incluindo maconha e cocaína. Além disso, foram retiradas de circulação quase 200 armas de fogo, reduzindo o risco de crimes violentos. Confira o balanço completo aqui.
Temporada de verão acende alerta para a dengue no Estado
Com dias mais quentes nesta época do ano, o Rio Grande do Sul enfrenta um aumento de casos de uma das arboviroses já conhecidas pelos gaúchos, a dengue. O cenário epidemiológico de 2024 superou a alta de anos anteriores e colocou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) em alerta para os meses de janeiro, fevereiro e março, quando historicamente ocorre o pico de ocorrências. Clique aqui e saiba mais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp