Foto: Beto Albert (Diário)
O diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), Luciano Faustino da Silva, atualizou novamente os prazos para a duplicação da Faixa Nova de Camobi, a RSC-287. A expectativa anterior era lançar o processo licitatório para contratar a empresa neste ano, mas agora, a nova promessa é licitar a duplicação dos 9 km em 2025.
O órgão aguarda que a empresa Engemin, de Pinhais (PR), entregue os projetos de engenharia que indique como ficará os 9 km da rodovia, entre os trevos da Rodoviária e o Aeroporto. É neste estágio que se define onde haverá viadutos ou passagens inferiores, além de como serão os trevos, os acessos e a iluminação.
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A empresa está 1 ano atrasada na entrega. Conforme Faustino, ela já apresentou parte do projeto, mas tem até dezembro deste ano para entregar sua conclusão. Depois disso, será feita a estimativa do orçamento com o custo da obra e será preciso conseguir as verbas e licitar a duplicação, para contratar a construtora e realmente duplicar os 9 km, entre o Trevo da Estação Rodoviária e o Trevo do Aeroporto.
– Estamos com os estudos bem adiantados. A expectativa é que tenhamos até o final de dezembro 2024 o projeto concluído para, em 2025, licitarmos e termos a duplicação dos 9 Km da Faixa Nova. Obra que vai ser muito importante, como já foi a da Faixa Velha – detalha Faustino.
A fala do diretor foi feita durante sua participação por vídeo-chamada na 9⁰ edição do Seminário Cidades em Trânsito, nesta quarta-feira (6), no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento coordenado pelo professor do Departamento de Transportes Carlos José A. K. Félix reuniu diversos especialistas em mobilidade urbana, representantes municipais e de diferentes órgãos se reuniram para discutir os principais desafios enfrentados pelas cidades.
Debate
O tema de destaque no evento foi a recuperação pós-enchente. Sobre isso, Faustino também indicou que duas rodovias estaduais da Quarta Colônia que sofreram com as enchentes de abril e maio estão entre as 10 obras emergenciais do Estado. A ERS-348 e a ERS-149, que dão acesso a muitos municípios da região, devem receber intervenção ainda neste ano, incluindo as pontes levadas pela água. Serão reconstruídas a ponte sobre o Rio Soturno, entre Faxinal do Soturno e São João do Polêsine, na ERS-149, e a ponte sobre o Rio Guarda-Mor, na ERS-348, em Faxinal. A licitação dessas duas pontes já foi feita, e o Daer está no processo de contratação para início da construção das estruturas de concreto. Não foi dado um prazo para início e conclusão das obras.
As obras emergenciais na Região
Na lista das 30 obras emergenciais, o Estado destacou as 10 principais de infraestrutura, as quais evoluirão de maneira mais rápida. Entre elas, estão as rodovias ERS-348 e a ERS-149, danificadas pelas enchentes. Nestes trechos, terão intervenção no pavimento, viaduto e preparação, visto os futuros eventos climáticos.
A rapidez para o início das obras decorre da aprovação de um projeto simplificado, que facilita que as empresas atuem nessa obra. O valor destas e outras obras corresponde ao fundo criado pelo Estado e Governo Federal, que reunirá cerca de R$ 13 bilhões para os investimentos de recuperação do Rio Grande do Sul.
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