
Foto: Beto Albert (Diário)
A Defesa Civil Estadual divulgou nesta quinta-feira (14) dois alertas para a forte chuva prevista para ocorrer durante todo o fim de semana. Os alertas têm vigência de sábado (15) a terça-feira (18). Na Região Central, a instabilidade deve retornar a partir de sábado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O primeiro alerta é o meteorológico. Segundo a publicação, no sábado, um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de umidade vindo do norte, favorece a chegada da chuva acompanhada de descargas elétricas em grande parte do Estado. As regiões da Campanha, Sul, Missões e Centro têm chance para queda de granizo e rajadas de vento de até 70 km/h. Neste dia, os acumulados devem ficar em torno dos 30 milímetros.
Já no domingo (16), a precipitação deve se intensificar devido à umidade que se une com a frente fria. Além das regiões menciondas no dia anterior, o alerta se estende para Vales, Costa Doce, Litoral e Serra Gaúcha. Os acumulados devem ultrapassar 70 milímetros, além das fortes rajadas de vento com velocidade de aproximadamente 60 km/h.
No mapa, é possível ver os níveis de risco, diferenciados por cores, que variam entre normal, atenção, alerta e severo. A Região Central, de cor laranja, está em alerta:
O segundo alerta é sobre as áreas com risco hidrológico, ou seja, com possibilidades de enchentes e inundações. Também dividido em cores para diferenciar a situação de cada região, os avisos variam desde normal, em verde, até inundação severa, em vermelho. Confira:
Chuva retorna no sábado à Região Central
Segundo a BaroClima Meteorologia, o fim de semana será de muita chuva em diversos pontos do Estado, inclusive na região. A segunda quinzena do mês será marcada por temperaturas mais baixas e pelo retorno da chuva, bem como da umidade.
O meteorologista Gustavo Verardo destaca que uma frente fria passa a atuar na região a partir de sábado e Santa Maria deve registrar um período de chuva, que segue durante a próxima semana. Os acumulados ficam na casa dos 90 mm entre o domingo (16) e a sexta seguinte (21), mas Verardo reforça que a chuva será distribuída entre os dias e não será parecido com o fenômeno histórico do mês de maio.
No entanto, a Baroclima Meteorologia faz um alerta, principalmente para os moradores de municípios da Região Norte e da Serra Gaúcha. Nas localidades, os acumulados podem ficar entre 150 mm e 200 mm. Confira a publicação da Baroclima.
*Colaborou Antonio Oliveira.
Leia mais:
- Ponte provisória sobre o Rio Guarda-Mor, em Faxinal do Soturno, será removida nesta sexta devido à previsão de chuva
- CDM precisa de voluntários para triagem de doações; saiba como ajudar
- Donos de veículos que tiveram perda total durante enchentes podem solicitar devolução de parte do IPVA