
Fotos: Beto Albert (Diário)
Há 1 ano, a Corsan disponibilizava a rede para tratamento de esgoto a 43 mil moradores do Bairro Camobi, em Santa Maria. Agora, dos 10,7 mil imóveis, 1,1 mil estão acessando o serviço. Os demais ainda não se conectaram à rede. Realizado gradualmente, o processo de implementação deixará Santa Maria mais próxima da meta do Marco Legal do Saneamento – com o serviço de esgoto tratado a 90% da população do município até 2033.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No momento, os imóveis de Camobi estão em três possíveis situações. Há residências que já se conectaram à rede, também há imóveis em que o prazo expirou, não se conectaram e os proprietários estão pagando mais caro. E como o processo foi instaurado gradualmente, ainda há clientes que estão no prazo para a conexão (120 dias).
Para aqueles que não concluíram esse processo, a gestora institucional da Corsan, Andreia Zanini, alerta:
– Temos um percentual bastante significativo de pessoas que não se conectaram, e isso é muito relevante pensando na questão ambiental e no percentual de tratamento de esgoto para o município. É necessário que eles se conectem à rede para conseguirmos fechar esse ciclo de atendimento de esgoto no município.
No seu argumento, destaca que se o esgoto doméstico vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele é lançado diretamente em rios, lagos e mares, causando poluição.
Conexão passo a passo
- A conexão do imóvel é de responsabilidade do morador
- Não sabe fazer, chame um profissional
- Dúvidas (até do profissional), chame a Corsan em seus meios de comunicação
- Com dificuldade técnica da ligação, reforce o contato com a companhia
- Após se conectar, entre em contato com a Corsan para nova vistoria
- Após vistoria, a rede será ligada e o valor de consumo do serviço irá ser cobrado na próxima fatura
Agende atendimento – www.servicos.corsan.com.br
Atraso na ligação é sinônimo de prejuízo
A partir da notificação, o proprietário tem 120 dias para fazer a ligação do imóvel à rede da Corsan. Extrapolando o prazo, o imóvel deve pagar a taxa de disponibilidade: o dobro do que estaria pagando se estivesse conectado, como forma de incentivar a ligação. No momento que se conectar, o valor pago na fatura pela prestação de serviço de esgoto será menor.
A conta de quem gasta 10 metros cúbicos por mês (simulação)
Antes, sem taxa de esgoto | Depois, se ligou esgoto | Depois, se não ligou esgoto | |
Tarifa básica | R$ 36,82 | R$ 36,82 | R$ 36,82 |
10 m³ de água | R$ 77,60 | R$ 77,60 | R$ 77,60 |
10m³ de esgoto | - | R$ 54,30 | R$ 108,60 |
TOTAL | R$ 114,42 | R$ 168,72 | R$ 223,02 |
Fonte: Deni Zolin
Leia mais:
- Corsan confirma que contas de água vão subir em janeiro; confira o percentual
- Mais de 50 ligações irregulares de esgoto são localizadas em Santa Maria
Números de Camobi em 2024
- Total – 10,7 mil imóveis, 43 mil moradores
- Foram notificados – 3.506 imóveis
- Notificados – Todos os imóveis
- Fizeram a ligação – 1.126
- Pagam a taxa de disponibilidade por não efetuar a ligação – 1.191
- Estão no prazo para ligar – 1.189
Histórico
- Começo – 2013, com duas paralisações nas obras
- Obra entregue – 2023, com 77 km de canos
- Vistorias e orientações da Corsan – A partir de janeiro de 2024
Dúvidas
Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
Pontos de atendimento presencial
- Sede da Corsan – R. Coronel Niederaurer, 1.355, Centro
- Tudo Fácil – Subsolo do prédio Vitta Center, Rua Pinheiro Machado, 2366. Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.