Foto: Gilberto Ferreira
O principal acesso entre Santa Maria e a Quarta Colônia durante o período de enchente, a ERS-511, no distrito de Arroio Grande, será totalmente bloqueado a partir das 8h desta quarta-feira (5) para manutenção, informou o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer). A interdição ocorrerá também durante o período da noite e deve durar cerca de três dias.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Danos na via
A rodovia passou a ser usada como desvio para veículos leves e pesados, recebendo um alto fluxo de veículos no último mês em função da queda da ponte do Arroio Grande na RSC-287 provocada pela enxurrada. Como virou o principal desvio para ir à Quarta Colônia, o movimento prejudicou as condições da via, principalmente na cabeceira das pontes. Mesmo com a liberação da ponte móvel sobre o Arroio Grande, na RSC-287, o caminho alternativo pela ERS-511 segue sendo utilizado por motoristas que buscam evitar a demora do Pare e Siga para atravessar a ponte do Exército na RSC-287.
Para impedir ainda mais danos à estrada de Arroio Grande (ERS-511), o Daer chegou a limitar a passagem de veículos acima de 30 toneladas desde a última quinta-feira (30). A reportagem do Diário esteve no trecho da Estrada Municipal Norberto Kipper, que fica próximo a ponte sobre a várzea do Rio Vacacaí-Mirim, e registrou diversos buracos na via que dificultam o trânsito.
Além desta ponte, a ERS-511 conta com outras duas estruturas localizadas no distrito de Arroio Grande, próximas à localidade de São Marcos. Uma delas passa por cima da várzea do Arroio Grande, e a outra, sobre o Arroio Grande. Segundo o Daer, os reparos ocorrerão em diferentes pontos da rodovia com o objetivo de melhorar as condições de tráfego.