Foto: Reprodução
Momento da transmissão em que Trump aparece ferido
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu uma tentativa de assassinato na noite de sábado (13), enquanto discursava em um comício, na Pensilvânia. De acordo com a imprensa norte-americana, o atirador foi identificado Thomas Matthew Croocks, de 20 anos. Ele foi morto após entrar em conflito com policiais do Serviço Secreto.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Trump foi atingido na altura da orelha direita. O momento foi captado pelas câmeras que acompanhavam o candidato republicano, que tinha acabado de subir no palanque.
Segundo a imprensa local, o atirador usou uma arma do tipo AR-15 e disparou oito vezes, antes de ser abatido pelos agentes do Serviço Secreto. As autoridades confirmaram que um espectador do comício morreu atingido pelos disparos, enquanto outras pessoas, além de Trump, também ficaram feridas, mas sem gravidade.
"O FBI identificou Thomas Matthews Croocks, de 20 anos, de Benthel Park, na Pensilvânia, como sendoo indivíduo envolvido na tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump no dia 13 de julho", diz o comunicado do FBI, a agência federal dos Estados Unidos, citado por canais norte-americanos NBC e CBS.
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que concorre ao governo junto com Trump, falou sobre o caso. Em pronunciamento, afirmou que "está grato por saber que ele está seguro e bem".
O presidente Luis Inácio Lula da Silva também falou sobre o atentado e classificou a situação como "inaceitável".