O Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi inaugurado nesta segunda-feira na "casa" ao lado do prédio da antiga reitoria, na Rua Floriano Peixoto, 1176. Pela manhã, o professor André Luis Ramos Soares ministrou a palestra de inauguração. Ele vai falou sobre a exposição "A trajetória da arqueologia no Rio Grande do Sul", que será inaugurada na mesma ocasião.
MEC quer fundir Capes e CNPq em uma só instituição
A mostra vai abordar diversas questões como: o que é arqueologia, como trabalha um arqueólogo e como ocorreu a ocupação pré-histórica do Rio Grande do Sul.
Serão expostos artefatos do acervo pré-colonial do laboratório, além de maquetes que representam diferentes locais e povos que ocuparam o território sul-rio-grandense antes da chegada dos europeus na América. A visita à exposição é gratuita e será guiada pela equipe e bolsistas do laboratório. É necessário fazer agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (55) 3220-9240.
Projeto da UFSM leva música para pacientes oncológicos do Husm
O Lasca é vinculado ao Departamento de História, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão. O laboratório é responsável pela guarda, preservação e exibição do patrimônio arqueológico da UFSM. O horário de atendimento ao público é das 9h às 12h e das 14h às 17h.