Mais um município decreta situação de emergência devido a estiagem; já são 33 na Região Central

*Colaborou Maria Júlia Corrêa

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

Sobe para 33 o número de municípios que já decretaram situação de emergência por causa da estiagem na Região Central. Nesta quarta-feira (12), Nova Palma assinou o decreto a partir de prejuízos na agricultura e no abastecimento de água. No Estado, conforme dados da Defesa Civil, já são 115 municípios afetados.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Conforme a prefeitura de Nova Palma, análises técnicas apontaram prejuízos nas culturas de soja, milho, feijão, fumo, pecuária de leite e corte. Além das perdas no setor agropecuária, o município enfrenta desafios no abastecimento de água para consumo.

A prefeitura assinou o decreto nesta quartaFoto: Divulgação


Somam-se a Nova Palma, os seguintes municípios: Santa Margarida do Sul, Tupanciretã, Rosário do Sul, Cacequi, Santiago, Silveira Martins, Júlio de Castilhos, Jari, Toropi, Vila Nova do Sul, Nova Esperança do Sul, Unistalda, Itacurubi, Jaguari, São Francisco de Assis, Quevedos, Mata, Dilermando de Aguiar, Santa Maria, São Gabriel, São Sepé, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Itaara, Ivorá, Restinga Sêca, Agudo, Formigueiro, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinhal Grande e São Martinho da Serra.


Situação de Santa Maria

No dia 29 de janeiro, o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) assinou o decreto de emergência. Um dos grandes fatores foi o relatório feito pela Emater, que aponta cerca de R$ 67 milhões em prejuízos nas lavouras e na pecuária. Além disso, localidades do interior estão sendo abastecidas com caminhões-pipa.

Na plataforma da Defesa Civil Estadual, consta que o decreto do município está ainda em fase de análise tanto na esfera estadual quanto federal.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Itaara volta a registrar queda de energia elétrica pelo segundo dia seguido Anterior

Itaara volta a registrar queda de energia elétrica pelo segundo dia seguido

Husm aguarda notificação sobre cassação do registro médico de Leandro Boldrini Próximo

Husm aguarda notificação sobre cassação do registro médico de Leandro Boldrini

Geral