
Foto: Renato Borghetti (Redes sociais/Reprodução)
Rodi Borghetti foi presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Morreu na noite de segunda-feira (17), aos 92 anos, Rodi Pedro Borghetti, um dos maiores nomes do tradicionalismo gaúcho. A informação foi compartilhada nas redes sociais por um de seus filhos, Marcos Borghetti. A causa da morte não foi divulgada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
"Meu velho querido partiu hoje, serenamente e rodeado de muito amor, um ciclo de vida lindo e completo, mas que baita falta tu vais fazer pai", escreveu.
Ele também era pai do músico Renato Borghetti, que publicou uma mensagem redes sociais na manhã desta terça (18):
"Com muita tristeza noticio o falecimento de meu pai o “Borghettão. Com certeza está fazendo uma linda cavalgada no céu."
Natural de Flores da cunha, Borghettão, era corretor de imóveis e advogado formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1960, passou a integrar o 35 CTG, considerado um dos Centros de Tradições Gaúchas mais tradicionais de Porto Alegre, e foi patrão em pelo menos sete gestões a partir de 1967. Também presidiu por dois mandados o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha e dirigiu o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.
Em 2022, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre.
No setor imobiliário, criou um escritório especializado na intermediação e lançamento de imóveis chamado de DUX Lançamentos Imobiliários. Em 1962, tornou-se o primeiro presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 3ª Região (CRECI), cargo em que foi reeleito oito vezes e permaneceu até 1970.
Despedida
Borghettão será velado na quarta-feira (19), das 9h às 14h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.