Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)
Só quem é da área de Engenharia Florestal entende o significado de uma muda de árvore crescer em homenagem a história de alguém, disseram os familiares de Felipe Turchetto. A mesma sensação é compartilhada pela família de Fabiano de Oliveira Fortes. Ambas estiveram no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, nesta quarta-feira (18), para homenagear os dois professores da instituição que foram mortos na madrugada do dia 25 de julho durante um assalto a um hotel na cidade de Mato Castelhano, região norte do Estado. Colegas, alunos e amigos também estiveram presentes.
Abraços, lágrimas, silêncio. Palavras sobre a saudade e as lembranças de cada um deles. Amigos que vieram de longe. Como é o caso de Cezar Prinz Teixera, 49 anos, que acompanhou Fabiano por anos.
– Gostaria de estar aqui fazendo uma homenagem em vida, e não, póstuma. Lembremos de celebrar as pessoas importantes quando elas ainda estão vivas – enfatiza Prinz.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Florescer
A partir desta homenagem, a história dos dois servidores do curso de Engenharia Florestal, quem eram, acima de tudo, pais, filhos, colegas, maridos, amigos [...], está eternizada em frente à Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Rurais. Uma placa faz referência a memória. E próximo a ela, foram plantadas duas mudas de louro-pardo (Cordia trichotoma), simbolizando o legado dos docentes.
Simultaneamente, homenagens semelhantes serão realizadas no campus de Frederico Westphalen, com mudas de Araucárias. E na Universidade Federal do Pampa, em São Gabriel, Ipês Amarelos floresceram a partir da homenagem.
– Eles eram dedicados a área, era o que gostavam de fazer. Então (a homenagem) é muito simbólica. Acho que principalmente para nós, que somos da área, e que entendemos o simbolismo que isso representa. Infelizmente nada vai mudar o que aconteceu. É difícil, como familiar, compreender, mas a instituição tem mostrado carinho e empatia – declara a esposa de Felipe Turchetto, Adriana Maria Griebeler.
Data de aniversário
Nesta quarta, 18 de setembro, seria comemorado o aniversário de 47 anos de Fabiano de Oliveira Fortes. A data de homenagem foi escolhida a partir desse marco. A esposa, Daniela Motta agradece a celebração:
– Ele o Felipe merecem. Foram ótimos profissionais, dedicados aos alunos, tanto que esse reconhecimento é em face disso. Eles tinham amor pela universidade, pelos alunos.
Leia mais:
- Professores da UFSM são mortos durante assalto em Mato Castelhano
- Despedida de alunos, colegas e familiares aos dois professores da UFSM é marcada pela emoção nesta sexta-feira
- Justiça solta um dos suspeitos por assalto que resultou na morte de professores da UFSM em Mato Castelhano
O caso na Justiça
Conforme última atualização do delegado Diogo Ferreira, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, que investiga o caso, não há nenhuma novidade que possa ser divulgada para não atrapalhar as investigações.
Até o momento, um suspeito do crime está preso. Uma segunda pessoa supostamente envolvida no caso chegou a ser presa, mas foi solta após provar à polícia que não esteve em Mato Castelhano na madrugada em que os professores foram mortos.