Mudas são plantadas em homenagem a professores da UFSM mortos em assalto a hotel no norte do RS

Mudas são plantadas em homenagem a professores da UFSM mortos em assalto a hotel no norte do RS

Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

Só quem é da área de Engenharia Florestal entende o significado de uma muda de árvore crescer em homenagem a história de alguém, disseram os familiares de Felipe Turchetto. A mesma sensação é compartilhada pela família de Fabiano de Oliveira Fortes. Ambas estiveram no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria, nesta quarta-feira (18), para homenagear os dois professores da instituição que foram mortos na madrugada do dia 25 de julho durante um assalto a um hotel na cidade de Mato Castelhano, região norte do Estado. Colegas, alunos e amigos também estiveram presentes. 

Abraços, lágrimas, silêncio. Palavras sobre a saudade e as lembranças de cada um deles. Amigos que vieram de longe. Como é o caso de Cezar Prinz Teixera, 49 anos, que acompanhou Fabiano por anos. 

– Gostaria de estar aqui fazendo uma homenagem em vida, e não, póstuma. Lembremos de celebrar as pessoas importantes quando elas ainda estão vivas – enfatiza Prinz. 

Foto: Beto Albert (Diário)

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Florescer

A partir desta homenagem, a história dos dois servidores do curso de Engenharia Florestal, quem eram, acima de tudo, pais, filhos, colegas, maridos, amigos [...], está eternizada em frente à Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Rurais. Uma placa faz referência a memória. E próximo a ela, foram plantadas ​duas mudas de louro-pardo (Cordia trichotoma), simbolizando o legado dos docentes. 

Simultaneamente, homenagens semelhantes serão realizadas no campus de Frederico Westphalen, com mudas de Araucárias. E na Universidade Federal do Pampa, em São Gabriel, Ipês Amarelos floresceram a partir da homenagem. 

– Eles eram dedicados a área, era o que gostavam de fazer. Então (a homenagem) é muito simbólica. Acho que principalmente para nós, que somos da área, e que entendemos o simbolismo que isso representa. Infelizmente nada vai mudar o que aconteceu. É difícil, como familiar, compreender, mas a instituição tem mostrado carinho e empatia – declara a esposa de Felipe Turchetto, Adriana Maria Griebeler.

Placa de homenagem. Foto: Beto Albert (Diário)

Data de aniversário 

Nesta quarta, 18 de setembro, seria comemorado o aniversário de 47 anos de Fabiano de Oliveira Fortes. A data de homenagem foi escolhida a partir desse marco. A esposa, Daniela Motta agradece a celebração:

– Ele o Felipe merecem. Foram ótimos profissionais, dedicados aos alunos, tanto que esse reconhecimento é em face disso. Eles tinham amor pela universidade, pelos alunos.

Foto: Beto Albert (Diário)

Leia mais:

O caso na Justiça 

Conforme última atualização do delegado Diogo Ferreira, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo, que investiga o caso, não há nenhuma novidade que possa ser divulgada para não atrapalhar as investigações. 

Até o momento, um suspeito do crime está preso. Uma segunda pessoa supostamente envolvida no caso chegou a ser presa, mas foi solta após provar à polícia que não esteve em Mato Castelhano na madrugada em que os professores foram mortos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Além dos lanches e da competição em três categorias, 2° Festival do Xis terá cervejarias e shows ao vivo; veja a programação Anterior

Além dos lanches e da competição em três categorias, 2° Festival do Xis terá cervejarias e shows ao vivo; veja a programação

Usuários relatam ter acessado o X nesta manhã; STF afirma que plataforma segue suspensa Próximo

Usuários relatam ter acessado o X nesta manhã; STF afirma que plataforma segue suspensa

Geral