Eduardo Ramos (Divulgação)
O mutirão de cadastros em programas socioassistenciais para os atingidos pelas chuvas será retomado a partir desta segunda-feira (27), em Santa Maria. A inscrição é exclusiva para pessoas desalojadas ou desabrigadas e que se encaixem nos requisitos dos programas Volta por Cima, do governo estadual e Auxílio Reconstrução, do governo federal.
As ações para o cadastro de moradores ocorrerão na segunda (27), terça (28) e quarta-feira (29) na sede da prefeitura, na Rua Venâncio Aires, nº 2.277. O horário de atendimento será das 14h às 19h e serão distribuídas 300 fichas por dia.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Conforme a prefeitura, o mutirão deste sábado (25), atendeu 615 pessoas. Além do cadastro nos programas, a população também teve acesso à retirada de roupas, calçados, cobertores e água.
Quem pode se inscrever?
- Volta por Cima
Famílias diretamente atingidas pelas chuvas, que tiveram suas casas alagadas e que perderam bens móveis e objetos em decorrência da enxurrada. Confira a lista aqui. A renda familiar deve ser de até meio salário mínimo por pessoa, comprovada pelo CNIS/INSS, Cadastro Único (CadÚnico) ou outros cadastros do governo.
Valor: R$ 2,5 mil reais em parcela única.
Documentos necessários: documento de identificação, CPF e uma comprovação de endereço (conta de água, luz, telefone, internet, encaminhamento médico, IPTU, contrato de locação). Quem não possui documento do endereço, pode apresentar fotos, vídeos ou outras formas que ajudem na comprovação dos danos à residência e aos bens do imóvel.
- Auxílio Reconstrução
Podem se inscrever famílias que precisaram abandonar suas casas de forma temporária ou definitiva e que residem em municípios que decretaram calamidade pública, como é o caso de Santa Maria. É preciso ter cadastro no Portal GovBR.
Valor: R$ 5,1 mil reais em parcela única.
Documentos necessários: documento de identificação, CPF e uma comprovação de endereço (conta de água, luz, telefone, internet, encaminhamento médico, IPTU, contrato de locação). Quem não possui documento do endereço, pode apresentar fotos, vídeos ou outras formas que ajudem na comprovação dos danos à residência. Com o cadastro, a prefeitura envia os dados do responsável para o sistema do governo federal afim de liberar o benefício via agência bancária.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria.