Foto: Assessoria de Comunicação de Paverama
Um mutirão emergencial voltado a pessoas que perderam documentos durante as cheias ocorre nesta sexta-feira (10) em Santa Maria. A iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em parceria com a prefeitura, atende em abrigos que recebem pessoas desalojadas. A primeira ação iniciou às 9h, na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, e o segundo momento será no Centro Desportivo Municipal (CDM), a partir das 14h. O foco do mutirão é a emissão de certidões de nascimento e casamento.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A iniciativa, denominada Recomeçar é preciso!, já atendeu centenas de pessoas em espaços de acolhimento de Porto Alegre e, agora, é ampliada para os municípios do interior do Estado. O TJRS atua em conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça do RS, o Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e Registradores Civis do RS. Além disso, o Instituto Geral de Perícias (IGP) também colabora na emissão de novas carteiras de identidade.
Em postos de atendimento, magistrados e outros profissionais recebem quem precisa de novos documentos para a coleta de informações básicas. Esses dados são encaminhados aos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais para pesquisa e confecção gratuita da segunda via das certidões de nascimento e casamento. Os documentos, físicos ou eletrônicos, estarão disponíveis ao solicitante conforme a viabilidade dos cartórios, já que muitos ainda se encontram fora de operação.
Leia também
- Remédios do Farmácia Popular perdidos na enchente no RS serão repostos
- Câmara autoriza prefeitura a pagar aluguel a famílias de áreas de risco