
Atendimento na sede do Procon. Nesta sábado (15), o ponto não abre.
A comunidade santa-mariense tem até este sábado (15) para aproveitar os mutirões da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) diretamente nos bairros Nova Santa Marta, Lorenzi, Tancredo Neves, Camobi e Caturrita. Neste último dia, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), na Avenida Rio Branco, não estará aberto.
O atendimento será das 8h às 17h, e serve para que a população tire suas dúvidas e faça solicitações de serviços da companhia. Até quinta-feira (14), em cinco dias dos mutirões, foram realizados 450 atendimentos. A maioria das reclamações está ligada às cobranças e ao abastecimento de água por parte da Corsan.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A reportagem esteve em três pontos nesta sexta-feira (14). Por volta das 10h, a unidade móvel da Corsan na Capela Santa Rita, no Bairro Caturrita, estava vazia e aguardando o público. Ela iniciou a operação na quarta (12), uma semana depois dos outros pontos.
A situação se repetiu na Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves, no Bairro Tancredo Neves. Conforme o atendente Gabriel Albarenque, cerca de 70 pessoas procuraram orientação. Nesta sexta, o número diminuiu drasticamente.

O movimento era maior na área central, na sede do Procon, na Avenida Rio Branco. Ainda que as cadeiras de espera estivessem vazias, havia um fluxo nos três guichês de atendimento. No período de 40 minutos em que a reportagem ficou no local, cinco pessoas foram atendidas. Entre elas, a aposentada Fatima Viazus, 67 anos.
– Veio R$ 420 a mais na minha conta de água deste mês. Indicaram que teria um vazamento. Parece que todos estão com vazamento, pelo jeito. Vim ver como resolver, mas saí sem resposta. Agora, me indicaram ir para casa e testar o hidrômetro, com todas as torneiras abertas - reclamou Fatima.

Já o cirurgião-dentista Joni Borsatto, 47 anos, buscou orientação sobre duas questões: uma conta pendente há anos de um terreno já vendido, e cobranças recentes, que, conforme ele, são indevidas e o colocaram na lista de inadimplentes.
– O valor é baixo, mas de toda forma são indevidas. E isso ocorre desde outubro. Já paguei algumas faturas. Acho que eles, agora, vão tentar remover essa parte do Serasa e abolir essas contas, porque não não tem fundamento – relatou Borsatto.
Os atendentes indicaram que o público buscou os mutirões procurando orientações sobre fatura e a conexão domiciliar de esgoto. E, principalmente, sobre o aumento do consumo e das cobranças.
Motivação
Nos últimos meses, cresceu o número de reclamações por parte dos consumidores santa-marienses sobre o desabastecimento frequente - que, em alguns casos, ultrapassa 24 horas - e cobranças excessivas nas contas de água. A iniciativa é resultado de uma reunião entre o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) e a empresa diante das reclamações recorrentes da população sobre o serviço prestado pela companhia.
A situação ainda gerou um protesto contra a Corsan em frente à sede da empresa, na Rua Coronel Niederauer, em 6 de março.
MUTIRÃO
Sábado (15)
Região Oeste — Bairro Nova Santa Marta
- Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste
- Endereço: Rua Manoel Mallmann Filho, 161 (Centro de Artes e Esporte Unificado - CEU)
- Horário: 8h às 17h
Região Sul — Bairro Lorenzi
- Local: Escola CAIC Luizinho de Grandi
- Endereço: Rua Olga Parcianello Lorenzi, 262-314
- Horário: 8h às 17h
Região Leste — Bairro Camobi
- Local: Salão da Igreja do Amaral
- Horário: 8h às 17h
- Endereço: Avenida Prefeito Evandro Behr, 5.475
Região Oeste — Bairro Tancredo Neves
- Local: Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves
- Horário: 8h às 17h
- Endereço: Avenida Paulo Lauda, 705
Região Norte – Bairro Caturrita
- Local: Capela Santa Rita
- Endereço: Rua Zahie Farret
- Horário: 8h às 17h
Atendimento
Após os mutirões, a população poderá buscar atendimento presencial na Rua Cel Niederauer, 1.355. E pelos canais oficiais da Corsan para solicitações, pedidos de informação ou comunicados.
Os canais de relacionamento da Corsan com o cliente são:o app Corsan, site www.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
Leia mais:
- Viva Carnaval 2025 ocorre neste domingo na Vila Belga; confira a programação e os bloqueios no trânsito
- Corsan é multada em quase R$ 1 milhão pela prefeitura por problemas no abastecimento de água em Santa Maria
- Rota vai recorrer de liminar que mandou suspender cobrança de pedágio para moradores de Palma