
Fotos: Beto Albert (Diário)
Os mais de 550 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio começaram as aulas nesta quinta-feira (13). Com eles, cerca de 26 mil estudantes da rede estadual de Santa Maria também estão de volta, após o governo do Estado reverter a liminar da Justiça que impedia o retorno das aulas na segunda (10). Além da confusão no âmbito judicial, a escola ainda enfrenta a impossibilidade de ligar o ar-condicionado de todas as salas ao mesmo tempo. O problema da fiação elétrica é antigo, e os alunos são os mais impactados com as altas temperaturas registradas nos últimos dias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– O ar não gela. E se liga todos ao mesmo tempo, acaba a luz na escola inteira. E, daí, fica com ventilador que não pega em algumas partes da sala. Faz um "barulhão", que a professora não aguenta e acaba desligando. Ninguém passou mal, mas é muito calor – narra Ana Clara Ferraz, 11 anos, que já estuda há 1 ano na escola.

A mãe de Ana, a autônoma Caroline Ferraz, 32 anos, confia na rede estadual, e acredita que vão resolver a questão. Mas não deixa de ouvir com atenção a filha.
– Sempre foi uma escola muito boa, em questão de nota e ensino. E sobre a estrutura, a gente vai ter que ir se adaptando, porque nem a escola e nem ninguém esperava esse calorão – reitera Caroline.
Gestão
A diretora da escola, Marizete Flores de Melo, indica que a rede elétrica é a mesma nos últimos 59 anos, desde que a escola existe. O problema, e a necessidade de reforma, é de conhecimento da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. A gestão reforça que as 12 salas de aula tem ar-condicionado e ventilador. Todos funcionam, mas com uma logística partilhada pelos professores e alunos: não é possível ligar todos ao mesmo tempo. Eles buscam resolver a questão, afirma Marizete:

— É que nós temos duas redes. Nas salas de aula, está funcionando. O engenheiro está vindo na parte inicial da escola, nas primeiras salas, para ver se tem que fazer alguma mudança. Acredito que vai dar tudo certo.
Restrição no uso de celulares
Um dos pontos emblemáticos neste início das aulas é a lei que restringe o uso de aparelhos eletrônicos, como os celulares, nas escolas. A gestão da Marieta D’Ambrósio decidiu por utilizar caixas transparentes para guardar o eletrônico.

Os alunos que estiverem com o item terão que deixar em uma caixa transparente ao chegar na sala de aula. Ele só será entregue no fim do turno, ao terminar as aulas.
Uniformes escolares
Conforme confirmado pelo coordenador Regional de Educação, José Luis Eggres, as escolas estaduais de Santa Maria começarão a receber os uniformes escolares nos próximos dias. O anúncio da entrega próxima causa ansiedade dos pais.
A diretora Marizete acalma a comunidade e confirma que os uniformes ainda não chegaram, mas devem ser entregues na próxima semana (conforme comunicado). No momento, todos os alunos devem receber as peças de verão – duas camisetas brancas de manga curta, uma camiseta verde de manga curta e uma bermuda.
Leia mais:
- Com o início das aulas, escolas estaduais começam a receber os uniformes de verão
- Aos 101 anos, Dona Carmelina é adepta da musculação e não abre mão das atividades físicas
- Vítimas de acidente fatal na RSC-287, mãe e filho são sepultados em São Martinho da Serra