
Foto: Inmet (Reprodução)
Região Central deve ser impactada em sua totalidade pelo alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de calor expressivo no Rio Grande do Sul. Às 11h desta quarta (5), foi atualizado o aviso que coloca quase todo o Estado em situação de grande perigo de temperaturas elevadas. Não devem ser afetados pela onda de calor uma parte da Serra Gaúcha e da Região Sul, além do litoral.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O alerta é válido até as 20h de segunda (10) e contempla toda a região central do Estado. Em seu site, o instituto classifica o grau de perigo na cor vermelha, que seria o último estágio. Na terça (4), a temperatura chegou a 40°C em algumas cidades da região, inclusive Santa Maria. Nesta quarta, a previsão indica que os termômetros podem apontar marcas próximas a isso. O desconforto térmico pode ficar na casa dos 45°C.
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, as ondas de calor que provocam a sensação de abafamento intenso são resultado do solo seco e da umidade baixa, que são observados no período de estiagem. Ele coloca que as máximas seguirão próximas dos 40°C pelo menos até terça (11), ou seja, um dia após o fim do alerta de grande perigo do Inmet. Vale destacar que tal indicativo pode ser ampliado nos próximos dias.
Além disso, não é recomendado se expor ao sol em excesso nos próximos dias, principalmente entre 10h e 16h.