
Foto: Divulgação/Corsan
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que houve um novo rompimento de tubulação que leva água do Rio Ibicuí para a estação de tratamento de água na madrugada desta sexta-feira (10). Com isso, o abastecimento na cidade foi novamente prejudicado, caindo para 60%.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O local da ruptura já foi localizado, na Estrada Municipal de São Martinho da Serra, próximo à entrada para o Morro das Antenas. A previsão é que o conserto seja concluído até o final do dia. Segundo a companhia, quando essa tubulação voltar a levar água para a estação, será possível restabelecer grande parte do fornecimento, porém, ainda não total, já que outras duas tubulações do sistema de captação seguem rompidas e as equipes enfrentam dificuldades no conserto devido ao mau tempo.
- Santa Maria tem linhas para Porto Alegre nesta sexta; confira outros destinos disponíveis
- Mutirão para emissão de documentos de pessoas atingidas pelas chuvas é realizado em Santa Maria
Ainda segundo a Corsan, o revezamento da distribuição de água segue sendo realizado no município. Nesta sexta-feira, estarão abastecidas as regiões Oeste e Centro-Sul. Porém, é possível que nem todos os imóveis dessas regiões – especialmente nas áreas mais altas – recebam água por conta da oscilação de pressão no sistema de distribuição.
Soluções alternativas
Para auxiliar no abastecimento, a Corsan instalou cinco caixas d’água comunitárias, de 5 mil litros de água potável cada, para uso dos moradores dos bairros Lorenzi (Estrada Antônio Euvídio Severo), Nova Santa Marta (Monte Betel), Km 3 (Barracão do Tito), Passo das Tropas (Rua Antão Abrantes) e do distrito de Arroio Grande (em frente à Igreja), até que o sistema de distribuição seja normalizado.
A companhia também mantém 11 caminhões-pipas atendendo prioritariamente hospitais, clínicas, condomínios, serviços de assistência social e comércio. Para servir as comunidades que não têm reservatório, há os caminhões-pipas distribuindo água diretamente aos moradores. Nesta sexta-feira, dois veículos estarão na Rua dos Abacateiros, em frente ao número 273, no Bairro Juscelino Kubitschek e na Associação Comunitária Bom Pastor, no Cerrito.
Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa ou entrar em contato com a companhia, os clientes devem utilizar o telefone gratuito 0800.646.6444.
Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.