Fotos: Beto Albert (Diário)
A implementação de uma passarela na BR-287, entre o trevo de saída para a Faixa de Rosário (BR-158) e o acesso aos bairros Juscelino Kubitschek e Nova Santa Marta, passou para mais uma fase. A estrutura está sendo construída justamente em um trecho com segurança e iluminação delicadas, visto que em julho, uma idosa morreu após ser atropelada próximo ao ponto. A conclusão não foi cumprida em outubro deste ano, e a nova data passa a ser no início do ano letivo, em fevereiro de 2025, afirma o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
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No momento, o trabalho se concentra no lado direito da BR-287 (sentido Centro-bairro). Na última semana, o acesso passou por concretagem da estrutura das rampas e bases. Após secar, está programado o içamento das vigas, momento em que pode haver intervenções no trânsito para operação com guindastes. A previsão para essa etapa é a primeira quinzena de janeiro.
Nesse lado da via, as obras foram retomadas no 2º semestre de 2023, e precisou parar por um tempo devido à realocação da rede de energia.
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O pilar central, de apoio para a passarela, também já foi construído. Além disso, segue a construção de calçadas por toda a rodovia, indica o Dnit.
O andamento da obra para pedestres e motoristas
A reportagem esteve no local na última segunda-feira (9), e as reclamações dos pedestres e motoristas seguem as mesmas – má sinalização da via, alta velocidade dos veículos e as consequências de passar pelo local sem uma passarela. Durante o deslocamento do aposentado José Odilon de Castro Trindade, 72 anos, ao mercado, ele se desafia. Os problemas com locomoção faz com que o medo seja ainda maior cada vez que precisa atravessar a rodovia.
– Já morreu muita gente aqui nessa faixa. Essa passarela está atrasada. As crianças passam com frequência, pois tem colégio aqui perto, além de uma parada de ônibus de um lado. Uma parte da população cruza para a direita, e outra, para a esquerda. Eu passo com dificuldade. Além de estar mais velho, caminho mal, e vem carro um atrás do outro, sendo que muitos não param. Se não estiver atento, passam por cima – destaca Trindade.
Para a motorista Priscila Soares Pereira, 39 anos, a má sinalização e a falta de iluminação colaboram para que seja necessário mais atenção ao passar pelo trecho.
– Moro por aqui há quase 7 anos. Essa faixa realmente é muito perigosa. A sinalização é péssima, daqui até o trevo de entrada para a Santa Marta. Nesse percurso, têm riscos no meio da faixa que confundem os motoristas. E esse quebra-mola aqui é muito mal sinalizado. A iluminação, à noite, nem se fala. A passarela vai ajudar, mas a sinalização tem que ser reforçada igual – acredita Priscila.
O Dnit trabalha com a possibilidade de concluir a passarela antes do retorno do ano letivo. O investimento é de aproximadamente R$ 2,6 milhões.
Segurança na travessia
Após concluída, os espaços entre os blocos de concreto que separam as faixas serão fechados. Hoje, são o principal meio de passagem para pedestres, usados, por vezes, por motociclistas também. Mas quando a passarela por finalizada, o indicado é usar somente a estrutura. O sistema funcionará de forma semelhante ao trecho com passarela em frente à fábrica da Coca-Cola, também na BR-287.
O Dnit reforça a necessidade de usar a faixa de segurança e, depois de pronta, a passarela.
Cronograma da passarela
Já realizado
- Lado esquerdo da rodovia (sentido bairro-Centro), o Dnit já concluiu a parte estrutural e os acessos da futura passarela
- Lado direito (Centro-bairro), construção das rampas e bases e concretagem dessas estruturas e do pilar central, no meio da pista, que apoia a passarela
Pendências
Lado esquerdo
- Acabamentos e adequações em acessos de ruas e imóveis
- Pavimentação deste trecho e após esta etapa será executada toda a sinalização horizontal da rodovia
Lado direito
- Cura do concreto
- Içamento das vigas até 15 de janeiro (pode haver alteração no trânsito)
- Implantação da estrutura metálica de acabamento
Dados
- Conclusão da passarela antes do retorno do ano letivo (fevereiro de 2025)
- Investimento é de aproximadamente R$ 2,6 milhões
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