Pelo menos seis cidades da região registram estragos com o temporal; confira a situação em outros municípios do RS

Como já era previsto, o Rio Grande do Sul registrou fortes temporais entre a noite de domingo (1°) e a madrugada desta segunda (2). De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, o fenômeno é resultado das altas temperaturas em conjunto com a umidade elevada e a formação de um ciclogênese. Na região, além de Santa Maria, pelo menos seis cidades (Caçapava do Sul, Cruz Alta, São Vicente do Sul, Cacequi, São Gabriel e Lavras do Sul) foram afetadas e registraram ocorrências, assim como em outros pontos do Estado.

NA REGIÃO

Caçapava do Sul

Foto: Defesa Civil de Caçapava do Sul

Com acumulados de 36 mm, Caçapava do Sul registrou a maior velocidade de rajadas de vento no Estado durante o período, atingindo 102,6 km/h. De acordo com a Defesa Civil do município, árvores caíram na rede elétrica e em cima de carros. Da mesma forma, uma quantidade ainda não informada de casas foram destelhadas, mas nenhum morador está desalojado.


Cruz Alta
O município registrou acumulados de 38 mm e rajadas de vento que alcançaram 88,5 km/h. De acordo com a Defesa Civil, duas casas foram destelhadas e uma árvore caiu.


São Vicente do Sul
Com rajadas de vento de 75,6 km/h, a cidade teve acumulados de 36 mm. Segundo a Defesa Civil, apenas uma residência teve o telhado danificado.

Cacequi
Em função da estação meteorológica estar fora do ar, não foi possível registrar a quantidade de acumulados e a velocidade das rajadas de vento. Contudo, a Defesa Civil do município informa que uma casa foi destelhada e árvores caíram na ERS-640.


São Gabriel
Com acumulados de 42 mm e rajadas de vento de até 68 km/h, o município registrou apenas um caso de destelhamento, como afirma a Defesa Civil.


Lavras do Sul

Lavras do Sul foi uma das primeiras cidades da região a registrar a chegada do temporal. Na cidade, alguns bairros ficaram sem energia elétrica e algumas construções foram destelhadas.

OUTRAS REGIÕES DO RS

Arroio do Tigre

Em Arroio do Tigre, o vento forte danificou um pavilhão de eventos localizado no Parque Municipal de Eventos Atílio Pasa, deixando 30 pessoas feridas. Todas foram encaminhadas para o hospital local, com exceção de uma vítima que foi levada para Canoas em função de uma fratura na pelve.


Carazinho
O município registrou 50 residências destelhadas, em diversas localidades da cidade, além da queda de árvores.


Porto Alegre
Na capital do Estado, os acumulados chegaram a 49 mm, com rajadas de vento de até 80,3 km/h. O temporal causou alagamentos, principalmente na região central da cidade, com cinco bairros com água nas ruas. Além disso, as regiões também foram afetadas pela falta de energia elétrica.

Falta de energia

Em função dos ventos e da chuva expressiva, diversas localidades do Estado ficaram sem energia elétrica. Em Santa Maria, por exemplo, bairros como Nossa Senhora de Lourdes, Campestre e Centro registraram a falta de luz.

De acordo com a RGE, 126,8 mil pessoas estavam sem energia elétrica até as 8h desta segunda-feira, considerando todas as regiões da área de concessão. O pico de clientes sem energia elétrica foi às 2h, com 279 mil clientes.

A empresa alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE, que está mobilizada no atendimento às ocorrências para efetuar os consertos e restabelecer o fornecimento de energia elétrica, e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após exames, vítimas de acidente com ônibus no centro de Santa Maria são liberadas Anterior

Após exames, vítimas de acidente com ônibus no centro de Santa Maria são liberadas

Quarta Colônia recebe congresso nacional de turismo nesta semana; evento destaca papel da ciência e da inovação Próximo

Quarta Colônia recebe congresso nacional de turismo nesta semana; evento destaca papel da ciência e da inovação

Geral