
Foto: Jürgen Mayrhofer (Divulgação)
O governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (10), a nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, no Vale do Taquari. A rodovia liga os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. A obra foi concluída em tempo recorde de sete meses, substituindo a travessia anterior, que foi completamente destruída pela enchente histórica de maio de 2024.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a solenidade de inauguração, o governador Eduardo Leite (PSDB) destacou a importância simbólica e estrutural da nova ponte como marca da reconstrução do Estado e da força da população atingida pela tragédia.
– Ponte não é só concreto, aço e asfalto. Ponte é conexão entre pessoas, entre vidas, entre comunidades. As águas podem ter levado a ponte, mas não há enxurrada que leve a força, a coragem, a ousadia do povo gaúcho – afirmou o governador.
A antiga ponte caiu em 2 de maio do ano passado, quando a enchente atingiu a região. Diante da urgência da situação e da importância estratégica da ERS-130 para o tráfego local e regional, o governo estadual deu início imediato ao processo de reconstrução. Em menos de três semanas após o colapso, em 20 de maio, foi lançada a licitação. O contrato com a empresa vencedora, a Engedal Construtora de Obras Ltda., foi assinado em 3 de junho, e a ordem de início das atividades foi emitida no dia 5.
Já em Santa Maria, não há previsão de início da reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, na RSC-287, que também caiu com as enchentes de maio do ano passado.
Leia mais
- Divulgada nova previsão para liberar estrada de Pains e reduzir congestionamentos na Faixa Nova
- Polícia Civil coleta novos depoimentos sobre acidente com ônibus da UFSM nesta quinta no Vale do Taquari; 26 pessoas já foram ouvidas
- Segunda edição da Rústica AnaSkin contará com 700 participantes no domingo; kits aos inscritos podem ser retirados a partir desta sexta