Procura por bergamotas e laranjas aumenta em feiras de Santa Maria; confira os benefícios das frutas

Pablo Iglesias e Vitória Sarturi


Foto: Pablo Iglesias

Em meio ao colorido das feiras e a grande oferta de produtos frescos nas bancas, duas frutas cítricas ganham destaque entre os gaúchos nesta época do ano: a laranja e a bergamota. Um levantamento da Emater/RS-Ascar aponta que a safra de citros no Rio Grande do Sul deve alcançar 450 mil toneladas em 2025. A estimativa representa um aumento de 15,4% em comparação ao ano anterior, quando a cultura foi prejudicada pelas fortes chuvas registradas em maio de 2024.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao todo, o cultivo contempla 25 mil hectares no Estado, envolvendo o trabalho de mais de 10 mil famílias. É nas feiras que esses produtores encontram os clientes. Um exemplo é a Feira Livre, realizada às quintas-feiras, entre 7h e 13h, na Rua Professor Teixeira, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O produtor e feirante Gilberto Busanello, 56 anos, desloca-se ainda de madrugada do Bairro Camobi, região leste da cidade, para expor no local. Conhecido entre os frequentadores por sua simpatia e disposição, ele observa que os dias ensolarados são decisivos para as vendas.


– Agora é o momento dos citros, e quanto mais sol, mais venda de fruta vamos ter. A produção está muito boa, não podemos reclamar. A maior parte das bergamotas está muito bonita e doce. Quem leva, sai bem servido e compra produto de primeira linha – explica o feirante.


Esse selo de qualidade é confirmado por clientes como a pecuarista Ana Lucia Pereira, que, apesar do frio, não deixa de comparecer à feira ainda nas primeiras horas da manhã. 

Foto: Pablo Iglesias

– Eu adoro vir aqui, onde me sinto bem. É tudo muito natural, e os produtos são bons. Sempre que posso, venho e compro laranja, abóbora, batata e bergamota, porque ela é muito boa para saúde – comentou Ana Lúcia.


Benefícios

A nutricionista e professora da Universidade Franciscana (UFN) Tereza Cristina Blasi, 68, explica que, com a chegada dos dias frios, a imunidade das pessoas costuma ficar mais baixa, e as frutas contribuem para o bom andamento da saúde durante esse período do ano. 


Não é por acaso que a natureza nos fornece tantas frutas ricas em vitamina C nesta época do ano. E quando falamos em vitamina C, pensamos em imunidade. E o que mais nos acomete no inverno? Temos, hoje, uma grande quantidade de pessoas com problemas respiratórios, e é pela falta de nutrientes ou pela exposição ao frio. Agora é um período magnífico para estarmos bem nutridos – comenta a nutricionista. 


A valorização dos alimentos da estação não é apenas uma questão de paladar ou costume: ela também está ligada à qualidade e ao preço. Produtos colhidos no tempo certo costumam ser mais saborosos e acessíveis. De acordo com a nutricionista, os alimentos produzidos na época são sempre os mais ricos em nutrientes.

Cuidados

Embora a ocorrência de baixas temperaturas auxilie na produção de laranjas e bergamotas, a presença de períodos chuvosos e abafados pode trazer desafios. A umidade excessiva favorece a proliferação de fungos e pragas, exigindo cuidados redobrados dos produtores. Para garantir uma colheita saudável e de qualidade, o engenheiro agrônomo e professor do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos (IFFar-JC), Jovani Luzza, 55 anos, recomenda práticas simples de manejo.


– O principal problema dos citros são os pulgões – inseto que causa danos às plantas. Para solucionar a questão, é indicado um produto natural: o óleo mineral. Basta borrifar na planta que já resolve. A planta também precisa ser podada, principalmente os galhos que fecham a copada, porque ela precisa estar exposta ao sol para os frutos terem uma coloração bonita – compartilha Luzza. 


Vegetais

Além das frutas cítricas, a procura por ingredientes típicos de pratos quentes, como sopas e caldos, tem proporcionado um protagonismo aos vegetais.

Foto: Nathália Schneider

Quando pensamos nesses vegetais, estamos pensando em saúde. No inverno, muitas vezes, acreditamos que precisamos comer alimentos ricos em gordura ou alimentos que tenham mais açúcar, porque eles vão nos dar mais calor. É um engano muito grande, porque é preciso apenas aquecer. Por isso, precisamos fazer uma sopa ou um refogado. Temos que aproveitar as feiras de Santa Maria, deixar aquele prato colorido com uma salada, comer frutas como a bergamota e laranja, ou temperar a salada com limão. Nada melhor para contribuir com a saúde do que consumir alimentos naturais e coloridos – pontua Tereza Cristina.  


Leia também:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana será de chuva volumosa e acumulados podem alcançar os 250 mm até sexta Anterior

Semana será de chuva volumosa e acumulados podem alcançar os 250 mm até sexta

Após repercussão, Próximo

Após repercussão, "vaquinha" é criada para ajudar catador que cuida de 16 cães em Santa Maria

Geral