data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alex Cáceres (Prefeitura de Santa Maria/Divulgação)
A prefeitura de Santa Maria, por meio da secretaria de Saúde, realizou uma ação voltada à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e de câncer de mama e de colo de útero em profissionais do sexo. O trabalho ocorreu na noite desta sexta-feira. Ao todo, foram abordadas 22 mulheres, a maioria nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Tomazetti. Além de conversar com as que estavam nas ruas, a equipe também percorreu casas noturnas.
Aapasm promove Dia D para arrecadação de ração
O grupo que fez o trabalho era formado por enfermeiros, residentes e acadêmicos da área da saúde. Na ocasião, as profissionais do sexo receberam kits de prevenção, com autotestes pra HIV, preservativos e folders com informações sobre as doenças. A equipe também ficou com o contato das mulheres para utilizar em uma ação posterior, que deve ser realizada na Policlínica José Erasmo Crossetti, em dezembro, também com o intuito de cuidar da saúde desse público.
Como se comunicar com habilidade é tema abordado no programa Faz Sentido deste domingo
- Foi um trabalho de extrema importância, porque essas mulheres se sentiram valorizadas e cuidadas. Ter a presença de profissionais nesses espaços auxilia na prevenção de doenças, mas também estreita vínculos para que seja possível um cuidado efetivo - avalia a responsável pela Política de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais de Santa Maria, a enfermeira Marcia Gabriela Rodrigues de Lima.
A iniciativa foi alusiva ao Outubro Rosa (mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero) e ao Outubro Verde (mês de conscientização e luta contra sífilis e sífilis congênita) e teve o apoio do vereador Rudys Rodrigues.
*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura