Foto: Rafael Rintzel (Diário)
Após alerta emitido pela Defesa Civil Estadual na quarta-feira (23), a instabilidade se intensificou na manhã desta quinta-feira (24), em Santa Maria, acompanhada de fortes rajadas de vento, que ultrapassaram 100 km/h. Como consequência, o temporal causou diversos danos, como queda de árvores, casas destelhadas e falta de energia elétrica.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Até a tarde desta quinta, choveu mais de 40 milímetros no município, conforme dados da BaroClima Meteorologia, e foram registradas 30 ocorrências. De acordo com Alexandre Lima, chefe de Gabinete do Prefeito, pelo menos 25 casas ficaram destelhadas e 250 metros de lonas foram entregues.
Estrada do Perau
Interrompida desde maio em função das chuvas que atingiram o Estado, a Estrada do Perau, que liga Santa Maria a Itaara, voltou a sofrer danos pelo temporal. Foram registradas quedas de árvores e desmoronamento de terreno no local. A situação reforça a importância de motoristas não tentarem passar pela estrada, já que não há segurança.
Alexandre Lima destacou que estão sendo realizados todos os esforços para a reabertura do local. Enquanto isso, a alternativa de passagem segue bloqueada por tempo indeterminado.
Queda de árvores
A Defesa Civil Municipal informou que houve a queda de 10 árvores na cidade. Uma delas, histórica, com mais de 30 anos, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Conforme informações apuradas pela reportagem no local, a árvore, da espécie angico, caiu pela manhã em frente a um prédio residencial localizado na Rua Paraíba. Com a queda, a calçada do local e o portão do prédio ficaram danificados.
A concessionária RGE e o Corpo de Bombeiros foram acionados para realizar a poda e manutenção da rede de luz. Como consequência, os moradores não puderam sair do prédio com seus veículos.
Acumulados em Santa Maria nesta terça-feira
- Perpétuo Socorro: 41 mm
- Tecnoparque: 41 mm
- Camobi Novo Horizonte: 30 mm
- Pains: 30 mm
- Camobi Inmet: 23 mm
Região
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil Estadual na tarde desta quinta, foram registradas ocorrências em 48 municípios gaúchos, inclusive na Região Central.
Em Itaara, houve bloqueio parcial da BR-158, no sentido Itaara-Santa Maria, por queda de árvores, mas o trânsito já foi liberado.
Em Santiago, houve queda de árvores na BR-287 e interrupção parcial do tráfego na ligação com Jaguari e Região Central do Estado. Polícia Rodoviária Federal e prefeitura municipal trabalham na desobstrução. Alguns pontos da cidade estão sem energia, há uma casa destelhada e queda de árvores. Já em em São Vicente do Sul, houve o registro de falta de luz e uma casa ficou destelhada.
Casas foram danificadas e a estrutura de um depósito de calcário ficou completamente destruída após o temporal em Cacequi. As rajadas na cidade chegaram a 75 km/h, de acordo com a BaroClima Meteorologia. O depósito fica localizado às margens da ERS-640. Em fotos e vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver partes da estrutura espalhadas pelo chão. Confira no vídeo:
Acumulados na região
- São Martinho da Serra 69mm
- Rosário do Sul 60mm
- Nova Palma 56mm
- Santiago 55mm
- Faxinal do Soturno 52mm
- São Gabriel 48mm
- Jaguari 46mm
- Cruz Alta 42mm
- Tupanciretã 42mm
- Itaara 41mm
- São Vicente do Sul 39mm
- Silveira Martins 39mm
- Restinga Sêca 30mm
- Júlio de Castilhos 29mm
- São Sepé 28mm
- Cacequi 23mm
- Caçapava do Sul 22mm
- Agudo 19mm
Leia mais:
- VÍDEO: Defesa Civil registra pelo menos 30 ocorrências em função do temporal em Santa Maria
- Santa Maria tem pelo menos dois bairros sem energia elétrica após ventos de 103 km/h; RGE diz que são "pontos isolados"
- Confira os acumulados de chuva registrados nas cidades da região nesta quinta-feira