
Fotos: Beto Albert (Diário)
Pavilhão ainda precisa de cobertura.
Nova fachada, ambientes internos remodelados e pintura sendo finalizada. A Gare da Estação Férrea, localizada no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria, está diferente, mas não finalizada. Até o momento, a revitalização avançou 68%. Faltam as conclusões de dois pavilhões, e acabamentos finais, como pintura e esquadrias, em outros dois.
No primeiro momento, o prazo de conclusão era maio. Depois, passou para esta sexta-feira (16). Mas a Prefeitura de Santa Maria informou que o prazo será prolongado para 15 de setembro, pelo andamento da obra. Além do maior tempo de trabalho, o investimento também cresceu. Considerando os aditivos de valores já realizados, a revitalização está em R$ 7,1 milhões.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A revitalização do patrimônio histórico e cultura está sendo realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora da licitação. Os trabalhos de recuperação seguem a execução dos serviços de reparos em todos os quatro pavilhões e no sobrado.
Conforme a arquiteta da Versalhes Franciele Bombana, a maior parte dos 32% incompletos correspondem aos pavilhões dois e quatro.

– Estamos concentrado na cobertura do pavilhão dois, e vamos dar sequência na cobertura do pavilhão quatro. A ideia é avançarmos nessas fases para trabalharmos tranquilamente na parte interna, como pintura, instalação de vidros e esquadrias – detalha Franciele.
Até o momento, o lanternim, a parte externa que abriga a locomotiva e os vagões já foi finalizado. Os pavilhões mais próximos ao local, denominados como um e três, estão nos últimos retoques. A pintura, telhado e piso foram revitalizados. Neles, faltam os últimos detalhes.
Leia mais:
- Em etapa da revitalização, fachada da Gare da Viação Férrea começa a ser pintada
- Feirão do Sine oferta quase 10 mil vagas de emprego para jovens no RS nesta sexta-feira; agência de Santa Maria participa
- 65% dos candidatos ao CNU ainda não conferiram o local de prova
Andamento da obra
O projeto e seu andamento foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), já que o prédio integra a lista do órgão. Com isso, o cuidado é para que a restauração seja realizada com atenção aos detalhes históricos e estruturais, garantindo a preservação e funcionalidade futura do local.

A prefeitura pretende fazer um edital de seleção para definir quem vai ocupar os espaços, mas parte da estrutura deve ser para área gastronômica e cultural.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria.