Um antigo provérbio em latim dizia que “as palavras voam, mas permanecem quando escritas". Na manhã desta quinta-feira (18), foi realizada a solenidade de lançamento da programação oficial da 51ª Feira do Livro de Santa Maria. O evento reuniu autoridades, representantes de entidades e personalidades de Santa Maria e região no Itaimbé Palace Hotel. Neste ano, a programação voltada a literatura, arte e educação ocorrerá de 24 de maio a 8 de junho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Edição 51
Esta edição marca o início de uma nova era para a Feira do Livro, em que a Praça Saldanha Marinho revitalizada será o cenário principal dos estandes e atrações. O tradicional evento literário terá uma programação ampla e diversificada, que inclui a participação de autores nacionais renomados e uma variedade de espetáculos adequados para todas as idades, gostos e gêneros.
– A nossa Feira do Livro é um dos maiores eventos literários e culturais do nosso Estado, e muito nos orgulha todo esse trabalho transversal que, a partir da literatura, consagra a intelectualidade da nossa Cidade Cultura – afirmou o prefeito Jorge Pozzobom durante a solenidade.
Além de ser um espaço dedicado à educação, imaginação, sonhos e debates, a Feira do Livro é um espaço de reconhecimento e visibilidade aos escritores e escritoras, professores, tradutores, produtores editoriais, designers e tantos outros profissionais. As inscrições para os lançamentos de livros já estão abertas e devem ser feitas até 15 de maio. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected] com a ficha de inscrição disponível neste link, corretamente preenchida.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; CESMA; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa, e são incentivadores culturais as empresas Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos. O evento também conta com o apoio da Gráfica e Editora Pallotti e Construtora Jobim; e é financiando com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Leia mais
- Feira do Livro de Santa Maria será realizada em maio
- Feira do Livro de Santa Maria receberá mais de R$ 150 mil em recursos do Estado para programação deste ano
Identidade visual
A identidade visual da 51ª edição da Feira do Livro de Santa Maria foi criada pela aluna do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN), Fernanda Rockenbach, orientada pelo professor e designer Roberto Gerhardt e finalizada pelos estudantes de Design da UFN. A arte explorou as musas que estão localizadas acima do chafariz da Praça Saldanha Marinho, relendo e reinterpretando as formas, os gestos, inserindo-as no contexto literário que a Feira demanda.
Homenagem
As trajetórias dos homenageados desta edição foram celebradas na solenidade. A 51ª Feira do Livro tem como homenageada póstuma a professora, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia. Em discurso, Rosângela Rechia, irmã da homenageada, agradeceu o reconhecimento:
– Para mim, que tenho história na trajetória do livro há mais de 30 anos, é com muita alegria e emoção que agradeço, em nome da família Rechia, a homenagem que a comissão organizadora presta à minha irmã Aristilda, reconhecendo o seu trabalho pela educação, pela arte e pela cultura da nossa cidade.
A patronesse desta edição é a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer.
– Hoje é dia de festa, afinal, qual cidade do interior do Rio Grande do Sul tem tantas edições assim de uma Feira do Livro? Aqui, celebramos a manutenção e a existência desse importante evento. Receber a designação de patronesse da 51ª edição deste evento é uma honra muito grande, que não cabe em mim. É também um presente de aniversário, pois no próximo domingo faço 73 anos – comentou Amanda.
Já o professor homenageado deste ano é Enio Guerra, que por anos lecionou no Curso de Música da UFSM e atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM.
– Eu sou muito emotivo, e a emoção veio à flor da pele quando fui comunicado que eu seria homenageado. Agradeço de coração a indicação, e espero representar da melhor maneira possível essa homenagem pelo trabalho que desenvolvi durante toda minha vida na parte musical – disse Guerra.
Para saber mais sobre os homenageados, clique aqui.
Programação
O já consagrado espaço de conversa com ilustres personalidades, o Livro Livre já tem suas principais atrações confirmadas. Esta edição do evento contará com a presença de nomes da literatura nacional, como Zeca Baleiro, Nelson Motta, Daniel Munduruku, Geni Nuñez, Mariana Carrara, Socorro Acioli, Marcos Petry e Janine Rodrigues. Nomes importantes da literatura e da cultura gaúcha também compõem a programação, como Arthur de Faria, Hique Gomes, Iotti, bem como o artista Thiago Ramil e o concerto “Jayme Caetano Braun - Um Século de Arte”.
A secretária municipal da Cultura, Rose Carneiro, destaca a importância de iniciativas como essa:
– Em meio ao mundo que muitas vezes parece estar em constante movimento, a literatura permanece como uma âncora. Uma fonte de inspiração e reflexão que nos conecta uns aos outros e ao vasto universo de ideias que ela cria. Ao longo de mais de meio século, a nossa Feira cresceu e se transformou, tornando-se um evento que transcende fronteiras geográficas e culturais, e celebrando a beleza das palavras e a magia das histórias.
Outra novidade desta edição é “A Feira Fora da Feira”, que promoverá ações descentralizadas em escolas.A programação completa pode ser conferida aqui, e está passível de alterações. Uma programação paralela, que ocorrerá no Mercado da Vila Belga durante a Feira do Livro, será divulgada nas próximas semanas.
Obras na Praça Saldanha Marinho
Desde o começo do mês, as obras de revitalização da Praça Saldanha Marinho avançam na instalação de pedra portuguesa e do granito preto. Paralelo a isso, outra frente de trabalho realiza a demolição de canteiros antigos para a construção de novas estruturas, além da limpeza e aterro do desnível existente entre o palco e a praça.
As instalações elétricas e hidrossanitárias, bem como as demolições dos canteiros antigos e pisos existentes encontram-se em aproximadamente 80% concluídos. Bancos, canteiros e pisos novos (concreto, granito e pedra portuguesa) estão próximos dos 75% de execução. O projeto executivo concebido pelo escritório Burle Marx está 100% concluído.