Santa Maria lança programação oficial da 51ª Feira do Livro; evento inicia em maio

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM

Um antigo provérbio em latim dizia que “as palavras voam, mas permanecem quando escritas". Na manhã desta quinta-feira (18), foi realizada a solenidade de lançamento da programação oficial da 51ª Feira do Livro de Santa Maria. O evento reuniu autoridades, representantes de entidades e personalidades de Santa Maria e região no Itaimbé Palace Hotel. Neste ano, a programação voltada a literatura, arte e educação ocorrerá de 24 de maio a 8 de junho.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Edição 51

Esta edição marca o início de uma nova era para a Feira do Livro, em que a Praça Saldanha Marinho revitalizada será o cenário principal dos estandes e atrações. O tradicional evento literário terá uma programação ampla e diversificada, que inclui a participação de autores nacionais renomados e uma variedade de espetáculos adequados para todas as idades, gostos e gêneros.

A nossa Feira do Livro é um dos maiores eventos literários e culturais do nosso Estado, e muito nos orgulha todo esse trabalho transversal que, a partir da literatura, consagra a intelectualidade da nossa Cidade Cultura – afirmou o prefeito Jorge Pozzobom durante a solenidade. 

Além de ser um espaço dedicado à educação, imaginação, sonhos e debates, a Feira do Livro é um espaço de reconhecimento e visibilidade aos escritores e escritoras, professores, tradutores, produtores editoriais, designers e tantos outros profissionais. As inscrições para os lançamentos de livros já estão abertas e devem ser feitas até 15 de maio. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected] com a ficha de inscrição disponível neste link, corretamente preenchida.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; CESMA; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa, e são incentivadores culturais as empresas Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos. O evento também conta com o apoio da Gráfica e Editora Pallotti e Construtora Jobim; e é financiando com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Leia mais

Identidade visual

A identidade visual da 51ª edição da Feira do Livro de Santa Maria foi criada pela aluna do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN), Fernanda Rockenbach, orientada pelo professor e designer Roberto Gerhardt e finalizada pelos estudantes de Design da UFN. A arte explorou as musas que estão localizadas acima do chafariz da Praça Saldanha Marinho, relendo e reinterpretando as formas, os gestos, inserindo-as no contexto literário que a Feira demanda.

Homenagem

As trajetórias dos homenageados desta edição foram celebradas na solenidade. A 51ª Feira do Livro tem como homenageada póstuma a professora, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia. Em discurso, Rosângela Rechia, irmã da homenageada, agradeceu o reconhecimento:

– Para mim, que tenho história na trajetória do livro há mais de 30 anos, é com muita alegria e emoção que agradeço, em nome da família Rechia, a homenagem que a comissão organizadora presta à minha irmã Aristilda, reconhecendo o seu trabalho pela educação, pela arte e pela cultura da nossa cidade.

A patronesse desta edição é a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer. 

– Hoje é dia de festa, afinal, qual cidade do interior do Rio Grande do Sul tem tantas edições assim de uma Feira do Livro? Aqui, celebramos a manutenção e a existência desse importante evento.  Receber a designação de patronesse da 51ª edição deste evento é uma honra muito grande, que não cabe em mim. É também um presente de aniversário, pois no próximo domingo faço 73 anos – comentou Amanda. 

Já o professor homenageado deste ano é Enio Guerra, que por anos lecionou no Curso de Música da UFSM e atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM. 

– Eu sou muito emotivo, e a emoção veio à flor da pele quando fui comunicado que eu seria homenageado. Agradeço de coração a indicação, e espero representar da melhor maneira possível essa homenagem pelo trabalho que desenvolvi durante toda minha vida na parte musical – disse Guerra.

Para saber mais sobre os homenageados, clique aqui.

Programação

O já consagrado espaço de conversa com ilustres personalidades, o Livro Livre já tem suas principais atrações confirmadas. Esta edição do evento contará com a presença de nomes da literatura nacional, como Zeca Baleiro, Nelson Motta, Daniel Munduruku, Geni Nuñez, Mariana Carrara, Socorro Acioli, Marcos Petry e Janine RodriguesNomes importantes da literatura e da cultura gaúcha também compõem a programação, como Arthur de Faria, Hique Gomes, Iotti, bem como o artista Thiago Ramil e o concerto “Jayme Caetano Braun - Um Século de Arte”.

A secretária municipal da Cultura, Rose Carneiro, destaca a importância de iniciativas como essa: 

– Em meio ao mundo que muitas vezes parece estar em constante movimento, a literatura permanece como uma âncora. Uma fonte de inspiração e reflexão que nos conecta uns aos outros e ao vasto universo de ideias que ela cria. Ao longo de mais de meio século, a nossa Feira cresceu e se transformou, tornando-se um evento que transcende fronteiras geográficas e culturais, e celebrando a beleza das palavras e a magia das histórias.

Outra novidade desta edição é “A Feira Fora da Feira”, que promoverá ações descentralizadas em escolas.A programação completa pode ser conferida aqui, e está passível de alterações. Uma programação paralela, que ocorrerá no Mercado da Vila Belga durante a Feira do Livro, será divulgada nas próximas semanas.

Obras na Praça Saldanha Marinho

Desde o começo do mês, as obras de revitalização da Praça Saldanha Marinho avançam na instalação de pedra portuguesa e do granito preto. Paralelo a isso, outra frente de trabalho realiza a demolição de canteiros antigos para a construção de novas estruturas, além da limpeza e aterro do desnível existente entre o palco e a praça. 

As instalações elétricas e hidrossanitárias, bem como as demolições dos canteiros antigos e pisos existentes encontram-se em aproximadamente 80% concluídos. Bancos, canteiros e pisos novos (concreto, granito e pedra portuguesa) estão próximos dos 75% de execução. O projeto executivo concebido pelo escritório Burle Marx está 100% concluído.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Responsável pela manutenção de elevador da UFSM havia vistoriado na última semana e outras 5 notícias Anterior

Responsável pela manutenção de elevador da UFSM havia vistoriado na última semana e outras 5 notícias

PF aguarda perito de Porto Alegre para investigar queda de elevador em prédio da UFSM, que ficará isolado por tempo indeterminado Próximo

PF aguarda perito de Porto Alegre para investigar queda de elevador em prédio da UFSM, que ficará isolado por tempo indeterminado

Geral