
Foto: Beto Albert (Diário)
Morador usa chapéu e guarda-chuva para se proteger do sol forte em Santa Maria
Com temperaturas batendo recordes em diversas cidades gaúchas, inclusive Santa Maria, que na tarde desta quarta-feira (5), alcançou desconforto térmico de 48°C, a Secretaria de Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais e gestores de toda a rede de saúde do Estado sobre ações necessárias de proteção durante os dias de calor extremo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o documento, o objetivo é proteger a população, em especial grupos considerados mais vulneráveis às altas temperaturas, como crianças, pessoas idosas e gestantes.
O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps). O informe também destaca outras condições de saúde, como sobrepeso ou obesidade e doenças crônicas.
Pessoas com capacidades física, cognitiva e sensorial limitadas também são foco de atenção, assim como pessoas com problemas de saúde mental, acamadas e usuárias de substâncias psicoativas.
Pela condição socioeconômica, são consideradas de grande vulnerabilidade pessoas que possuem acesso limitado à água potável, em situação de rua ou que vivem em moradias precárias ou de alta densidade domiciliar. Comunidades de migrantes, indígenas ou quilombolas também são focos de preocupação das equipes de saúde.
Sintomas e cuidados
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta de que o calor extremo está prejudicando a saúde. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como se proteger
- Beber muita água durante todo o dia.
- Usar roupas leves e de cores claras.
- Ficar na sombra sempre que puder.
- Evitar esforço entre 10h e 16h.
- Tomar banhos frios para refrescar o corpo.
- Usar protetor solar e acessórios de proteção.
Inmet faz novo alerta para calor excessivo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de calor expressivo no Rio Grande do Sul. Às 11h desta quarta (5), foi atualizado o aviso que coloca quase todo o Estado em situação de grande perigo de temperaturas elevadas. Não devem ser afetados pela onda de calor uma parte da Serra Gaúcha e da Região Sul, além do litoral.
O alerta é válido até as 20h de segunda (10) e contempla toda a região central do Estado. Em seu site, o instituto classifica o grau de perigo na cor vermelha, que seria o último estágio. Na terça (4), a temperatura chegou a 40°C em algumas cidades da região, inclusive Santa Maria.
Leia mais:
- Novo alerta do Inmet atualiza cenário de calor extremo no RS até a próxima segunda-feira
- “Confirmadíssimo”: saiba como surgiu o bordão que agora é o nome oficial do vereador Rudys em Santa Maria
- Adolescente é apreendido com drogas e celulares que seriam arremessados para presídio em Santa Maria