Foto: Vinícius Machado
Na Escola Margarida Lopes, pessoas fizeram filas para votar cedo
O segundo turno das eleições municipais em Santa Maria começou de forma tranquila. Na manhã deste domingo (27), milhares de eleitores foram às urnas para escolher entre Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) para ser o novo prefeito da cidade para os próximos quatro anos. A votação segue pela tarde, com fechamento das seções eleitorais às 17h. No município, 209.393 eleitores estão aptos a votar.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Assim como no primeiro turno, a votação deste domingo não teve complicações pela manhã. Na Escola Margarida Lopes, no Bairro Camobi, local onde 5,2 mil eleitores estão aptos a votar entre 11 seções, a movimentação começou cedo. O autônomo Valmor Ramos, 57 anos, e sua companheira, Gerci Castro, 67 anos, foram as primeiras pessoas a ingressar no prédio para exercer o direito. Eles chegaram às 6h e ficaram conversando com os demais eleitores na fila. De acordo com Ramos, a ida no início da manhã é comum para o casal. Vale destacar que os portões abriram às 8h.
– É uma tradição, porque depois podemos fazer algum serviço em casa. Eu gosto de votar cedo, gosto de decidir a eleição cedo. O povo está desiludido, mas tem que vir votar. Só assim vamos resolver a situação – disse Valmor Ramos.
Outro colégio eleitoral que contou com movimentação intensa nas primeiras horas do dia foi a Escola Irmão Quintino, localizada na Vila Caramelo. Cerca de 150 pessoas estavam na fila antes da abertura dos portões. No local, 15 seções funcionam e mais de 5 mil eleitores podem votar. Por volta das 10h15min, o candidato Valdeci Oliveira (PT) votou na escola.
No Centro, a servidora pública Rafaela Mello, 33 anos, também relatou um movimento tranquilo durante a manhã, no Colégio Marista Santa Maria. Atualmente, como administradora do prédio, ela atuou desde 2012 como mesária e está pela primeira vez como responsável pelo local. Entre os principais destaques, pontuou que o colégio tem um público de eleitores majoritariamente com mais de 50 anos. Quanto aos jovens, eles seriam maioria na parte da justificativa do voto. O candidato Rodrigo Decimo (PSDB) votou no local por volta de 10h20min.
– Desde muito nova, eu ia acompanhar os meus pais no voto. Então, o dia de eleição sempre foi muito esperado por mim. Quando comecei a votar, já me voluntariei para ser mesária, e é um trabalho fundamental. Essas pessoas estão abrindo mão do seu domingo em prol das eleições, do serviço à democracia para todos – disse Rafaela, entusiasmada.
Quem também não abre mão de exercer o direito do voto é o mecanógrafo Nelson Bauer, 80 anos, que é natural de Porto Alegre. Há mais de quatro décadas, ele e sua esposa, Nadir Bauer, 76 anos, votam em Santa Maria. Inclusive, ela só foi na manhã deste domingo por incentivo do marido, que vê no ato uma grande importância perante a sociedade. Ambos compareceram à Escola Cícero Barreto, no Centro, que também teve movimento sem complicações pela manhã.
– Eu nem ia votar, mas resolvi comparecer. Ele me carregou – disse Nadir Bauer, em tom bem-humorado.
Já Nelson acredita que a atitude de ambos pode incentivar o público mais jovem a comparecer às urnas. Apesar da dificuldade na locomoção, ele nunca deixou de votar.
– Todos me ajudam. O problema é na hora de subir as escadas, mas mesmo assim eu vou. Nós vamos vencendo as dificuldades. Esse é o lema da nossa vida. Fazer alguma coisa, sempre, ainda mais se for para o bem. E eu acho que é para o bem escolher o nosso governante – comentou Bauer, orgulhoso.
No que diz respeito às ocorrências, as autoridades informaram que foram chamadas para comparecer em alguns locais que tinham suspeita de boca de urna, mas não foi necessária nenhuma alteração. Duas urnas foram trocadas em escolas da cidade.
Quanto ao término da apuração, o juiz eleitoral Ulysses Louzada acredita que o resultado pode ser divulgado entre 18h e 18h30min.