
Foto: Beto Albert (Diário)
Sem influência de El Niño ou La Niña, estação deve ter chuvas dentro da média e menos extremos térmicos.
Para quem estava cansado do calor, uma boa notícia: chegou a hora de tirar o casaco e o edredom do armário. Com a chegada oficial do outono, às 6h01min desta quinta-feira (20), as temperaturas devem cair em Santa Maria e região. Neste ano, segundo Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a estação começa sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña, garantindo estabilidade climática. No entanto, o período pode ser ainda mais frio do que o outono de 2024, adiantando os registros das primeiras geadas do ano para maio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A estação se estende até o dia 20 de junho, marcando a transição entre o verão e o inverno. Até lá, podemos esperar dias mais curtos e noites mais longas, além da queda das folhas das árvores, que transformam a paisagem com cores típicas do outono.
Mais frio e com chuvas dentro da média
Verardo explica que a primeira quinzena do outono será de temperaturas amenas e instabilidade. No entanto, a condição de neutralidade deverá fazer com que os acumulados permaneçam dentro da média climatológica esperada para a estação, que é de 560 mm.
— Como não teremos influência do El Niño e La Niña, a gente espera chuva dentro da média para a estação. Logo na primeira semana de abril, podemos ter registro de instabilidade. Podemos ter uma recuperação, se comparado com o verão, que foi bem seco — explica.
Já a partir da segunda semana de abril, as temperaturas reduzem consideravelmente com a chegada de novas massas de ar frio no Estado. Inclusive, Verardo adianta que o período deve ser mais frio do que o outono de 2024, e algumas cidades gaúchas podem registrar geada ainda no mês de maio:
— Entre abril e junho, a tendência é de temperaturas dentro ou abaixo da média, ou seja, podemos ter um outono um pouco mais frio esse ano. Registros de geada podem ser observados já na segunda quinzena de maio, por influência dessas massas de frio intensas que devem atingir o RS. De maneira geral, teremos um outono mais frio e com chuva dentro da média — afirma ele.
Além disso, a estação é marcada por dias mais curtos e noites mais longas.O meteorologista explica que isso ocorre devido à inclinação do eixo da Terra com relação ao sol, que faz com que o Hemisfério Sul receba menos luz solar direta.

Verão terminou com chuva abaixo da média em Santa Maria
Em Santa Maria, o verão termina com chuva abaixo da média. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Camobi registrou 329 mm, correspondendo a 58% do esperado para o período. Já no Bairro Perpétuo Socorro, a precipitação foi de 387 mm, representando 64% do valor esperado para a estação que despede e foi marcada por grandes ondas de calor.