Servidores do INSS entram em greve em todo o país nesta terça-feira

Servidores do INSS entram em greve em todo o país nesta terça-feira

Foto: Rafa Neddmeryer (Agência Brasil)

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16) em todo o país. O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência do Rio Grande do Sul (Sindisprev) convocou uma assembleia para deliberar as ações nesta tarde. A categoria reivindica a valorização profissional e melhorias nas condições de trabalho. A greve impacta também servidores que atuam na agência de Santa Maria. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Uma plenária nacional realizada de forma virtual pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), no último sábado (13), já havia indicado a deflagração da greve por tempo indeterminado a partir desta terça. Antes disso, em 10 de julho, o sindicato havia notificado o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, à presidência do INSS e à superintendência sul do INSS sobre o indicativo de greve. 

No início de julho, o governo federal encaminhou uma proposta, rejeitada em assembleia. Conforme o informe de reunião com o comando de mobilização, teria "ficado evidente os ataques do governo à carreira": 

"Entre os ataques, estão o rebaixamento das remunerações iniciais com a criação de três novas referências iniciais, passando a atual tabela de 17 referências para 20 referências e, por consequência, a desvalorização da carreira. Além disso, há o congelamento do valor do ponto da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS) nos dois anos do acordo (tendo em vista que o reajuste se dará somente sobre o vencimento básico), a criação da GAT (uma gratificação fixa que substituirá a GAE, atualmente equivalente a 160% do vencimento básico) e a extinção desta e do teletrabalho", destaca o informe publicado em 11 de julho.

A reportagem tenta contato com a gerência da agência do INSS de Santa Maria para saber como a greve dos servidores afeta o atendimento aos segurados. 


Paralisação anterior

Essa é a segunda greve dos servidores do INSS desde o fim da pandemia da Covid-19. Em maio de 2022, a categoria cruzou os braços durante dois meses para reivindicar reajuste salarial. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Foco Assessoria Corporativa é lançada pelo Grupo Diário Anterior

Foco Assessoria Corporativa é lançada pelo Grupo Diário

Prédio do Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Alegre, seguirá fechado até o final de agosto Próximo

Prédio do Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Alegre, seguirá fechado até o final de agosto

Geral