Foto: Beto Albert
Confira as principais notícias para você iniciar a quinta-feira bem informado:
Universidade Federal de Santa Maria terá retorno das aulas na próxima segunda-feira
Em entrevista ao programa Fim de Tarde, da rádio CDN (93.5 FM) , o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, anunciou o retorno das aulas para o próximo dia 20. As atividades estavam suspensas desde o final de abril, devido às fortes chuvas que atingiram Santa Maria e demais regiões do Rio Grande do Sul. Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, dois campis que ficam fora de Santa Maria, não haviam suspendido as aulas. A situação de Cachoeira do Sul foi analisada durante a reunião realizada na última segunda-feira (13). Mais detalhes sobre a retomada das aulas, você encontra aqui.
Lula anuncia Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil a cada família gaúcha afetada pelas enchentes
Em sua terceira vinda ao Rio Grande do Sul desde o início dos desastres causados pelas chuva histórica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do Auxílio Reconstrução, de R$ 5.100 para cada família gaúcha que perdeu os seus bens nas enchentes, nos municípios que declararam estado de calamidade pública ou situação de emergência. Cerca de 240 mil famílias devem ser beneficiadas por essa medida e os pagamentos serão feitos via Pix pela Caixa Econômica Federal. Para mais informações sobre a ajuda, acesse aqui.
Número de cidades em estado de calamidade reduz de 397 para 46 no RS
O governo do Rio Grande do Sul reduziu o número de municípios em estado de calamidade pública devido às enchentes. O número passou de 397 para 46. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (13). Santa Maria ainda consta na lista. A diferençaentre estado de calamidade e situação de emergência está na forma como o poder público poderá agir diante da gravidade de cada situação. Para mais informações sobre as cidades que estão na lista de calamidade, clique neste link.
Estrada do Perau permanece bloqueada e sem previsão de liberação
A Estrada do Perau, uma das alternativas de deslocamento entre Santa Maria e Itaara, continua totalmente bloqueada. Conforme a prefeitura, não há previsão de liberação da via, devido aos riscos de movimento de terra. O local está interditado desde o dia 1º de maio. Motoristas que se deslocam de Itaara a Santa Maria, ou vice-versa, podem utilizar a BR-158 que está totalmente liberada para todos os tipos de veículos. Mais informações sobre o bloqueio, clique aqui.
Em três dias, Programa Aluguel Social emite 109 atestados e registra cinco contratos de beneficiários em Santa Maria
Com a Lei do Aluguel Social, Santa Maria tem assegurado o direito à moradia para as famílias atingidas pelas fortes chuvas desde o final do mês de abril ou que residem em áreas de risco. Desde segunda-feira (13), foram realizados cerca de 235 atendimentos no Centro Administrativo Municipal para atualização de cadastros e requisições em função do Aluguel Social. nestes três primeiros dias de Aluguel Social, foram concedidos 109 atestados de autorização. O documento atesta que o locatário terá o aluguel pago pela Prefeitura e possibilita que cada família dê andamento com os trâmites contratuais da locação. Clique aqui para ler o conteúdo completo.
Mais de 400 animais vítimas da enchente foram resgatados nas últimas horas
Na contagem da Defesa Civil estadual, subiu para 11,4 mil o número de animais resgatados no início da quarta-feira (15). São mais 400 bichinhos que estão em segurança nas últimas horas, comparado ao último boletim. O Pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Eventos da UFSM) no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem sido utilizado como espaço de acolhimento de animais resgatados durante as chuvas que atingiram Santa Maria. Quer colaborar no cuidado dos animais? Clique aqui e fique sabendo como.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia