data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Especial)
Menção aos blindados representa o poderio da 3ª DE
Em 26 de maio de 1921, o primeiro blindado chegava ao Exército Brasileiro, e a celebração desse centenário ocorreu em Santa Maria, a Capital dos Blindados. Na quarta-feira, na 3ª Divisão de Exército (3ª DE), inaugurou-se um silhueta do Renault FT-17, primeiro carro de combate adotado pela força brasileira, e um busto do idealizador das tropas blindadas, marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que, há cem anos , era comandante da Companhia de Carros de Assalto.
A cerimônia foi conduzida pelo comandante da 3ª DE, general Hertz Pires do Nascimento, e contou com a presença de um público restrito.
Boas ações moveram o Dia do Desafio em Santa Maria
A silhueta do Renault FT-17 foi feita em aço pelo sargento da reserva Pedro Ozório Barbosa do Nascimento, e o busto, foi esculpido por Sérgio Milton Munaretto:
- Já fiz várias como esta para outras unidades da cidade. Ela é feita totalmente e aço. Eu moldo a peça conforme o desenho que recebo.
PGE notifica sete municípios da Região Central e cobra aulas presenciais
Conforme o general Hertz, o aperfeiçoamento do uso de blindados está diretamente ligado à tecnologia existente da guarnição de Santa Maria.
- A evolução deste material está relacionada ao polo difusor do emprego deste equipamento. Temos um dos equipamentos mais modernos da América do Sul com o blindado Leopard 1A5
* Colaborou Gabriel Marques