data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Os olhinhos do pequeno Caio Oliveira, de 4 anos, estavam bem atentos às novidades. Ele mergulhou com muito entusiasmo na história da ciência, um mundo curioso e encantador. Depois de dois anos fechado por causa da pandemia, o Museu de Ufologia de Itaara reabriu as portas ao público. E a família do Caio, que mora em Santa Maria, tratou logo de levar o pequeno para conhecer os mistérios que rodeiam o lugar.
- Ele olhava tudo e dizia: "uau". Em algumas partes, com a música, ficou com um pouco de medo. Mas, superou. Eu já tinha visitado o museu há seis anos. E estava louca para trazer o meu filho. Só que veio a pandemia, e o museu fechou. Assim que a reabertura foi anunciada, eu logo marquei de vir - conta a professora Priscilla Silva de Oliveira, mãe do menino de 4 anos.
O Caio gosta tanto de dinossauros, que até a máscara é temática. Mas, a parte que ele mais gostou no museu foi outra:
- Eu encontrei um ET machucado que caiu da nave.
O MUSEU
Quem entra no museu, logo é direcionado para uma sessão que fala sobre dinossauros e a pré-história. Aos poucos, o visitante é apresentado para a evolução da vida, astronomia e, por fim, chega até a parte que fala sobre os extraterrestres - geralmente, o momento que chama mais a atenção.
VÍDEO: a história curiosa das ruínas que reapareceram no DNOS com a estiagem
Por conta da pandemia, a visitação não é guiada. O público recebe algumas explicações do historiador e diretor do museu, Hernán Mostajo, mas, em geral, é livre para desvendar as curiosidades com base nas placas explicativas.
- Em primeiro lugar, queremos segurança para o público. E, depois, se divertir neste universo tão curioso que é a vida extraterrestre e também contar a nossa próxima existência, quem somos nos e de onde nos viemos - revela Hernán.
Para acessar a estrutura, é necessário usar máscara e apresentar passaporte vacinal. O distanciamento é obrigatório e há álcool gel disponível.
Nos dois anos que ficou fechado, o museu passou por algumas adequações. Uma delas é a ampliação da loja com objetos temáticos. A abertura deste final de semana é uma espécie de teste, para ver se há condições de todos os protocolos serem seguidos. Além deste sábado, haverá visitação também no domingo e na terça-feira, dia de Carnaval. A previsão é que, a partir de agora, o museu esteja aberto ao público em dois finais de semana por mês. Durante os dias de semana, o local recebe as escolas, também por agendamento. Para abril, já é planejado um evento no Observatório Astronômico, que fica ao lado, para comemorar o Dia Mundial da Astronomia.
VISITAÇÃO
- Quando - domingo e terça-feira
- Horários - primeiro grupo às 15h
- Ingressos - R$ 30, com meia-entrada para estudantes e outros grupos conforme lei federal. Crianças até 6 anos não pagam
- Agendamentos - (55) 99179-0096 (WhatsApp)
- Endereço - Rua Vanderlei de Almeida, 1.010, Parque Serrano 2, em Itaara