data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Eduardo Ramos (Especial)
O Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) completou 40 anos na segunda-feira e em meio às comemorações, o local traz novidades e a volta do público ao espaço.
Desde o início de novembro, o Jardim voltou a receber o público visitante para conhecer os cerca de 13 hectares da vasta variedade de plantas e árvores que compõem o terreno. Em meio à reabertura, dois fatores novos: amostra de animais taxidermizados e o telhado verde, produzido em cima do prédio de entrada ao Jardim.
Conforme a jardineira Daiane Medianeira de Oliveira Pires, 36 anos, foram escolhidas plantas que resistam às diferentes condições climáticas, como a grande exposição ao sol, chuva e granizo. Por conta disso, as bromélias são as que mais ocupam o telhado verde:
- Estamos no momento em que elas estão se adaptando. São condições ambientais extremas, portanto, não é fácil para as plantas sobreviverem. Por isso, escolhemos as que são mais resistentes.
A intenção é, de cada vez mais, cobrir o espaço de plantas. Deixá-lo cada vez mais, incluindo a presença de morangos. Segundo Daiane, as plantas vão equilibrar a temperatura do prédio.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Daiane já foi bolsista no Jardim Botânico e agora, é jardineira
A maioria das plantas é nativa do Brasil. E, futuramente, serão inseridas outras, oriundas do Pampa do Rio Grande do Sul.
'São quatro pessoas que foram embrulhadas pelo sistema', diz Mauro Hoffmann sobre os réus
De acordo com a técnica em assuntos educacionais do Jardim, Simone Messina, as visitas estão seguindo os parâmetros sanitários, sendo exigido o uso de máscara e a apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid-19. Em média, desde o retorno, cerca de 30 pessoas têm frequentado o local aos domingos, segundo Simone.
Simone menciona um dos fundadores do Jardim Botânico, o professor Santo Masiero, que faleceu em junho de 2021.
- Devemos muito às pessoas que iniciaram este trabalho. O professor sempre dizia "Plantar sempre, sem pensar em colher, porque um dia os pósteros agradecerão" - relembra, Simone.
O Jardim, durante anos após a criação, foi utilizado somente para fins acadêmicos, e, a partir da metade dos anos 2000, passou a receber o público para visitas. Todas as espécies do local vêm de doações. Além disso, as mais de 300 plantas são todas catalogadas, uma particularidade do local.
VISITE O JARDIM BOTÂNICO
- Onde - Estrada de Pains, entrada alternativa à UFSM
- Quando - De segunda a sexta, das 14h às 18h30min, e aos domingos e feriados, das 14h às 18h30min
- Valor - Entrada gratuita
*Colaborou Gabriel Marques