
Foto: Beto Albert (Diário)
Termômetro em frente a sede do Diário, na Faixa Nova de Camobi, registrou 40°C nesta quarta (5)

A sequência de dias secos fez Santa Maria bater mais um recorde de calor. Na tarde desta quarta-feira (5), os termômetros marcaram 40,8°C, a maior temperatura registrada nos últimos dois anos na cidade. O desconforto térmico no Bairro Perpétuo Socorro passou de 48°C. Os dados são da BaroClima Meteorologia.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Antes, a temperatura mais alta já registrada no município havia sido em 17 de dezembro de 2023, quando a máxima chegou aos 40,4°C, com desconforto térmico de 50°C no mesmo mês.
Temperatura mais alta na cidade foi registrada em 1958
Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, no dia 13 de fevereiro de 1958, a máxima bateu a casa dos 41,2°C em Santa Maria. Essa é considerada a temperatura mais alta já registrada na história da cidade.
Confira as máximas registradas em Santa Maria nesta quarta:
FEPAGRO - Boca do Monte: 40,8°C
Perpétuo Socorro: 39,4°C
Camobi INMET: 39,1°C
Aeroporto: 39°C
Tecnoparque: 38,8°C
Calor extremo na região
Cidades da região também registraram termperaturas na casa dos 40°C nesta quarta. Em Santiago, por exemplo, a máxima foi de 40,3°C. Confira:
Santiago: 40,3°C
Silveira Martins: 39,9°C
Rosário do Sul: 39,4°C
São Gabriel: 39,3°C
São Vicente do Sul: 39,2°C
São Sepé: 38,3°C
Agudo: 37,9°C
São Francisco de Assis: 37,8°C
Tupanciretã: 37,8°C
Nova Palma: 37,7°C
Restinga Sêca: 37,5°C
Vila Nova do Sul: 37,4°C
Lavras do Sul: 36,7°C
São Martinho da Serra: 36,7°C
Jaguari: 36,5°C
Cruz Alta: 36,1°C
Caçapava do Sul: 36,1°C
Júlio de Castilhos 35,5°C
Previsão para os próximos dias
O meteorologista alerta que a quinta-feira (6) deve ter pancadas de chuva e máximas próximas dos 34°C em Santa Maria. Porém, a instabilidade cessa na sexta (7), e as temperaturas voltam a subir. Verardo afirma que o início da próxima semana promete um cenário similar, com máximas que podem até ultrapassar os registros desta quarta-feira.

Novo alerta do Inmet atualiza cenário de calor extremo no RS até a próxima segunda-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de calor expressivo no Rio Grande do Sul. Às 11h desta quarta (5), foi atualizado o aviso que coloca quase todo o Estado em situação de grande perigo de temperaturas elevadas. Não devem ser afetados pela onda de calor uma parte da Serra Gaúcha e da Região Sul, além do litoral.
O alerta é válido até as 20h de segunda (10) e contempla toda a região central do Estado. Em seu site, o instituto classifica o grau de perigo na cor vermelha, que seria o último estágio. Na terça (4), a temperatura chegou a 40°C em algumas cidades da região, inclusive Santa Maria.
Leia mais:
- Novo alerta do Inmet atualiza cenário de calor extremo no RS até a próxima segunda-feira
- Calor aumenta presença de escorpião-amarelo em áreas urbanas do RS; 17 municípios já registraram ocorrências com humanos
- Prefeitura responde a críticas por demora para liberação da estrada do Perau