data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
Atletismo tem grandes chances de medalha, principalmente, no revezamento 4x100m
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará presente na 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontece de 10 a 18 de outubro, em Brasília (DF). A previsão é que mais de 4 mil atletas participem da competição que tem disputas em 25 modalidades. A delegação da universidade é a maior do Rio Grande do Sul. São 94 gaúchos no total, 47 são atletas da UFSM. Eles estarão na luta por medalhas no handebol, vôlei, judô, tênis de mesa, atletismo e modalidade acadêmica.
- É o maior evento universitário do Brasil. Um evento que é sonhado por qualquer atleta universitário, até porque abre portas para competições internacionais como a Universíade, por exemplo. A gente espera ótimos resultado, além da experiência, claro. As melhores equipes estarão lá é um porte gigantesco. As expectativas são as melhores - avalia o Luiz Fernando Cuozzo Lemos, dirigente da Federação Universitária Gaúcha de Esportes e professor da UFSM.
Copa ATC começa nesta sexta-feira e segue até o domingo
Em 2019, quando aconteceu o último JUBs, em Fortaleza (CE), Santa Maria voltou para casa com medalha de bronze para o atletismo no revezamento 4x100m masculino (com o tempo de 43'20'' segundos, recorde da UFSM). A ideia é garantir melhores resultados nesta edição da competição.
- Temos esperança que a gente possa trazer de volta uma medalha. Nesses últimos meses trabalhamos intensamente para recuperar os treinos que perdemos durante a pandemia. Queremos, pelo menos, fazer o mesmo tempo - afirma Adriano Alexandre Velozo, 20 anos, estudante de Educação Física e atleta do revezamento.
Veja o que abre e o que fecha no feriado em Santa Maria
Assim como Adriano, Maurício da Silva Moreira, 22 anos, também carrega a medalha de bronze a expectativa de um resultado melhor neste ano:
- Foi um desafio treinar. Como precisamos de rendimento, não é em qualquer local que podemos treinar. Mas vamos em busca, no mínimo, do bronze de novo.
Estreante no atletismo nos Jogos Universitários, Emanuel Soares da Silva, 21 anos, não esconde a a empolgação de participar da competição.
- Sempre bom estar indo competir, ainda mais depois desse período turbulento. É inspirador estar em um evento com ótimos atletas e na maior competição que podemos chegar em nível estudantil nacional - celebra.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
Equipe feminina de handebol é estreante nos jogos e vai disputar medalha com outras 17 equipes do Brasil
Vai ser a primeira vez na história que as meninas do handebol estarão no JUBs. Sob o comando da técnica Luma Lemos Aires, que pratica a modalidade há 14 anos, elas querem mostrar que podem ocupar o lugar que quiserem no esporte.
- Desde que entrei na equipe, tinha muita vontade que chegássemos a um nível nacional. Podemos mostrar um bom handebol, não só em competições amadoras. Estamos na batalha pelo nosso lugar e, hoje, estamos quase em Brasília, nosso maior sonho - salienta Luma.
Árbitro Rodrigo Crivellaro recebe atestado de 90 dias
Ysadora de Freitas, 23 anos, joga handebol há 9 anos e será estreante no JUBs. Ela, que tem experiência em outras equipes, se mostra confiante com o time e com a possibilidade de medalha.
- Vai ser uma grande competição, vai exigir muito da equipe, mas vamos para dar nosso melhor. Vai ser uma primeira experiência, a maioria das nossas adversárias não conhecemos, então será um grande desafio, mas tenho certeza que vamos voltar com um bom resultado - afirma.
As equipes embarcam neste sábado para Porto Alegre e chegam em Brasília no domingo. Na segunda-feira acontece a abertura dos jogos, com desfile das delegações e as reuniões técnicas.
UFSM NO JUBs
- Vôlei feminino
- Handebol feminino
- Judô feminino e masculino
- Atletismo feminino e masculino
- Tênis de mesa feminino e masculino
- Acadêmico feminino e masculino