Trecho da ERS-348, em Ivorá, é trancado para obras, mas não há placa de bloqueio para alertar motoristas

Thais Immig e Deni Zolin

Trecho da ERS-348, em Ivorá, é trancado para obras, mas não há placa de bloqueio para alertar motoristas

Foto: Taisa Carolina (arquivo pessoal)

Detonações na encosta tem ocasionado o aglomerado de materiais na pista

Na ERS-348, em Ivorá, uma montanha de pedras e árvores bem em cima da pista causa preocupação e risco aos motoristas. O trecho, que teve deslizamentos causados pelas fortes chuvas do ano passado, passa por serviços de recuperação. Nas últimas semanas, estão sendo feitas detonações nas rochas na encosta para a construção de mais uma via ao lado do morro, já que o acostamento do outro lado, que fica numa ribanceira, desabou. A previsão, do Daer e da prefeitura, é liberar o tráfego entre maio e junho deste ano.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O vice-prefeito do município, Edemilson Pissinin, explica que o trecho já estava bloqueado desde o ano passado. Um deslizamento de terra comprometeu a trafegabilidade e a segurança do local. Agora, equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) trabalham para liberar a rodovia estadual. Como solução, será feita uma nova via, do lado contrário ao desmoronamento.

– Essa detonação das rochas é feita em etapas. Agora, estão na fase de retirada desse material para, então, fazer novas detonações e dar continuidade às obras – explica o vice-prefeito.

Como alternativa, motoristas podem fazer um desvio pela Linha Zancan. 

O desenhista Bibiano Girard e a fotógrafa Taisa Carolina estavam viajando para Ivorá na tarde desta quinta (13) para fazer um trabalho. Girard disse que estava filmando a estrada, quando ambos se surpreenderam ao deparam com o paredão de pedras e árvores sobre a rodovia. Segundo ele, não havia nenhuma placa de interdição para avisar os motoristas.

– Ao retornarmos, passamos por mais quatro carros que tiveram que dar retorno. À noite, é erro na certa – disse Girard, preocupado com a falta de sinalização.

Em resposta ao Diário, o Daer afirmou que "com as chuvas de maio de 2024, houve ruptura do pavimento. Para fazer a recuperação, estão realizando um corte no morro (detonação) para fazer uma nova pista".

O Departamento também enviou uma foto mostrando dois montes de terra na pista e uma placa de interdição. Mas, conforme Girard, que passou pelo local na tarde desta quinta, não havia o cavalete com alerta de bloqueio e que os motoristas acharam que a terra seria para obra no local apenas, mas não uma interdição, já que havia passagem para os veículos entre os dois montes.

Foto enviada pelo Daer mostra sinalização de trânsito interditadoFoto: Daer (Divulgação)


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trecho da ERS-348, em Ivorá, é trancado para obras, mas não há placa de bloqueio para alertar motoristas Anterior

Trecho da ERS-348, em Ivorá, é trancado para obras, mas não há placa de bloqueio para alertar motoristas

Próximo

Nasceu João Bueno Braziellas Sousa