
Um homem de 34 anos foi preso na tarde desta terça-feira (18) na Avenida Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, após ser flagrado com um arsenal de armas e munições dentro de casa. A ação foi realizada pela Força Tática do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon) durante a operação “Cerco Fechado”.
A equipe foi acionada pelo Centro de Operações da Brigada Militar (COPOM) para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em uma ocorrência envolvendo um homem que estaria ameaçando a esposa dentro da residência. Segundo informações repassadas à polícia, ele apresentava comportamento agressivo e tinha acesso a armas de fogo.
No local, os policiais foram recebidos pela mãe do suspeito, que autorizou a entrada da equipe. O homem foi encontrado no quarto, com uma das mãos sob o travesseiro. Ao perceber a presença da polícia, sacou uma pistola e tentou carregá-la rapidamente. Diante da ameaça, os agentes utilizaram uma arma de eletrochoque (Taser) para contê-lo. Mesmo após ser atingido, ele tentou disparar contra os policiais, sendo novamente imobilizado e algemado.
Durante a revista no quarto, os agentes encontraram um fuzil calibre 5.56 com luneta e lanterna, uma espingarda calibre 12 com red dot, quatro pistolas, sendo uma Glock calibre 9mm, uma Taurus calibre 9mm, uma Taurus calibre 45 e uma Taurus calibre 635 , além de um revólver calibre 38. Também foram apreendidas 88 munições calibre 12, 547 munições calibre 5.56, 549 munições calibre 9mm, 379 munições calibre 45 ACP, 88 munições calibre 38 e oito munições calibre 635. Os policiais ainda localizaram sete carregadores calibre 9mm, cinco carregadores calibre 45, um carregador calibre 635, cinco carregadores calibre 5.56, dois jet loaders para revólver calibre 38 e um colete balístico nível III e US$ 2.611 dólares.
O suspeito não apresentou documentação das armas e recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.
O caso será investigado pela Polícia Civil.