Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saídas temporárias de presos

Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saídas temporárias de presos

Foto: Antônio Cruz (Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O presidente vetou apenas o trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias. A saidinha, como é conhecido o benefício, vale para detentos que já estão em regime semiaberto.

Lula manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.

Pela legislação atual, presos que estão no semiaberto, que já cumpriram um sexto do total da pena e que possuem bom comportamento podem deixar presídio por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Antes de ser sancionado pela presidência da República, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. A parte da lei que foi vetada será reavaliada pelo Congresso, que poderá derrubar o veto do presidente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Nosso objetivo é garantir que criminosos como o Leandro não fiquem impunes", destaca delegado após operação que prendeu foragido

Após 108 dias foragido, Polícia Civil prende Leandro da Rosa Braz em Tupanciretã Próximo

Após 108 dias foragido, Polícia Civil prende Leandro da Rosa Braz em Tupanciretã

Polícia/Segurança