
Foto: Brigada Militar
Uma ação conjunta das forças de segurança foi realizada na quinta-feira (15), em Agudo, como parte da Operação Caminhos Seguros. O objetivo da operação é intensificar ações de prevenção e repressão a crimes envolvendo a exploração sexual de crianças e adolescentes.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a operação, foram realizadas fiscalizações em bares, casas noturnas, casas de shows, hotéis, motéis e pontos conhecidos por práticas de prostituição, com o intuito de identificar e coibir possíveis casos de exploração sexual infantojuvenil. Além disso, foram cumpridos mandados judiciais, promovidas ações de policiamento ostensivo e palestras de conscientização, envolvendo a comunidade e reforçando a importância da denúncia de crimes contra crianças e adolescentes.
A operação também teve foco na comunicação social, como forma de sensibilizar a população e ampliar o alcance das informações sobre os direitos das crianças e adolescentes e os canais para denúncia.
Em âmbito nacional, a Operação Caminhos Seguros já resultou na prisão de 472 adultos e na apreensão de 147 menores de 18 anos, além do resgate de 80 crianças e adolescentes.
Mais de 45 mil agentes de segurança participaram da operação em 421 municípios, que envolveu a fiscalização de mais de 8 mil locais e a abordagem de mais de 300 mil suspeitos. A operação atendeu 2,2 mil vítimas e fiscalizou 170 mil veículos. Os policiais apreenderam 69 armas, mais de 29 toneladas de drogas e 152 materiais com alusão a pornografia infantojuvenil.