
Fotos: Polícia Civil (Divulgação)
A Polícia Civil apreendeu um vasto arsenal de armas e munições em uma residência de Cruz Alta na tarde desta terça-feira (13). O fato ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão por agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em investigação a crimes relacionados à Lei Maria da Penha.
O objetivo da ação era apreender arma de fogo, tendo em vista que o imóvel pertenceria a um homem investigado por ameaçar a ex-companheira e que possuía registro de colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC).
Durante a ação, os policiais encontraram na residência do investigado três fuzis, uma carabina calibre 9 mm, duas carabinas calibre 12, cinco pistolas calibres 9mm e 45, bem como inúmeros pacotes de munições de diversos calibres.
O armamento estava legalizado, pois o proprietário tem o registro de CAC atualizado e possuía autorização para a posse. No entanto, as armas foram apreendidas dentro de uma previsão legal da Lei Maria da Penha, a qual tem como objetivo prevenir crimes mais graves dentro do contexto da violência doméstica.
– Foi representado ao poder Judiciário pela busca e apreensão deste armamento de forma preventiva, para evitar que um mal maior possa acontecer no âmbito da violência doméstica. Buscas domiciliares em crimes envolvendo a Lei Maria da Penha, é uma forma eficiente de inibir o agravamento da violência doméstica – afirma o titular da Deam de Cruz Alta e responsável pela ação, delegado Ricardo Drum Rodrigues.
Todo o armamento será remetido para perícia, e o procedimento de apreensão será informado ao Exército Brasileiro e à Polícia Federal, órgãos gestores dos registros de CAC.